- Continua após a publicidade -

Choques climáticos podem afetar inflação, diz presidente do BC

“Esses choques afetam oferta e assim são mais difíceis para a política monetária”, disse

Por Eduardo Rodrigues e Thais Barcellos (Agência Estado)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, avaliou nesta quarta-feira (15) que as questões relacionadas à sustentabilidade têm potencial para afetar as principais missões dos bancos centrais. “Os choques ambientais e climáticos podem afetar a taxa inflação são difíceis de prever. Esses choques afetam oferta e assim são mais difíceis para a política monetária. Todos nós estamos vivendo os efeitos de choques ambientais, tivemos uma onda de calor, depois geadas e agora a crise hídrica. Não faltam exemplos”, afirmou.

No longo prazo, esses choques podem ter efeitos duradouros, afetando a produtividade e o crescimento e, portanto, a taxa de juros neutra”, completou Campos Neto.

- Continua após a publicidade -

A autoridade monetária divulgou nesta quarta o Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticas e a regulamentação de medidas do Pilar de Sustentabilidade da Agenda BC, correspondentes às consultas públicas 82, 85 e 86.

Campos Neto afirmou que os bancos centrais precisam avaliar as vulnerabilidades do sistema financeiro em relação aos choques climáticos, que podem levar a uma reavaliação dos preços dos ativos e perdas para o sistema.

“A questão ambiental e climática que há muito tempo é tema de grande importância na agenda internacional, ganhou impulso ainda mais significativo após a pandemia de covid-19. A sociedade demanda cada vez mais que a recuperação seja sustentável e inclusiva”, completou o presidente do BC.

Leia Mais

Petrobras eleva gasolina em R$ 0,04 para distribuidoras
Empresária do ES inova com café biodinâmico e...
Agro avança, mas manejo do solo ainda exige...
Focus eleva projeção do IPCA de 2026 para...
Quarta-feira (3) terá chuva rápida no ES; veja...
Medida dos EUA sobre facções pode afetar investimentos...
Ouro sobe 1,14% após acordo preliminar entre EUA...
Saneamento: obra libera mercado imobiliário na Serra; entenda
Feira dá prêmio de até R$ 1 mil...
Do caos à clareza: neuroarquitetura e bem-estar urbano

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -