23.9 C
Vitória
sábado, 4 maio, 2024

Chico Anysio e o enfretamento à Psicofobia

Dia 12 de abril é o Dia Nacional de Enfretamento à Psicofobia e aniversário do saudoso Chico Anysio

Por Rafael Goulart

O neologismo Psicofobia foi concebido pelo Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), para descrever o preconceito e discriminação contra pessoas que fazem tratamentos psiquiátricos e/ou psicológico.

- Continua após a publicidade -

A ideia de tratar o assunto de forma mais séria veio a partir de uma entrevista, em 2011, com o humorista Chico Anysio (1931 – 2012). Durante a exclusiva com Dr. Antônio Geraldo, o artista revelou em primeira mão que estava em tratamento psiquiátrico para depressão há 24 anos.

A revelação ganhou os noticiários da época já que pelo senso comum era surpreendente um humorista, uma pessoa sorridente e que levava alegria a outras, sofresse de depressão. Também foi surpresa para muitos ele ter “precisado” deixar sua condição em sigilo por mais de duas décadas.

Ciente das consequências da cultura de tratar transtornos e tratamentos mentais como um tabu, o psiquiatra iniciou estudos e pesquisas sobre o estigma e o preconceito contra os padecentes de doenças mentais.

A médica-psiquiatra Letícia Mameri, da diretoria da Associação Psiquiátrica do Espírito Santo (APES), destaca que a criação do termo Psicofobia é uma forma de descrever e chamar atenção para a visão deturpada que há sobre condições e tratamentos psiquiátricos.

“O estigma faz com que as pessoas não procurem tratamento, não procurem ajuda, fazem elas terem vergonha de si próprio. O estigma faz com que as pessoas se matem porque sem tratamento o adoecimento mental vai em uma crescente e pode culminar em suicídio”, explicou.

Campanha

Em 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria criou então o Dia Nacional de Enfretamento à Psicofobia. A data escolhida foi 12 de abril por se tratar do dia do nascimento Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, o Chico Anysio.

Em nove anos, a campanha já recebeu o apoio de diversas personalidades, como o ator Reynaldo Gianecchini, a atriz Bárbara Paz, o tenista Guga, o pugilista Popó, entre outros. 

Dados sobre saúde mental

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, o Brasil upa o terceiro lugar no ranking mundial das doenças mentais e lidera o ranking de casos de depressão e ansiedade na América Latina – com mais de 23 milhões de padecentes e quase 19 milhões em todo o país, respectivamente – sendo consideradas as principais causas de suicídio (dados mundiais). 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA