Reunião da Câmara Empresarial de Turismo define diretrizes para posicionar o Estado entre os principais destinos do país
Por Thamiris Guidoni
A Câmara Empresarial de Turismo do Espírito Santo (CET-ES) realizou, no dia 29 de outubro, terça-feira, na sede da Fecomércio-ES, uma nova reunião voltada à construção do Plano Estratégico de Marketing Turístico do Estado.
A iniciativa, conduzida pelo Sebrae/ES e pela Secretaria de Turismo (Setur), tem como foco definir diretrizes conjuntas para fortalecer a imagem do Espírito Santo como um destino competitivo no cenário nacional.
O presidente da CET-ES, Raimundo Nonato, ressaltou que o plano será fundamental para orientar investimentos e consolidar políticas de longo prazo voltadas ao setor. “Quando tivermos esse plano aprovado e com recursos definidos, teremos um direcionamento claro e sustentável para o turismo capixaba”, afirmou.
De acordo com o consultor de Marketing Digital em Turismo, Thiago Akira, o plano proporcionará um alinhamento entre Estado e municípios, criando uma base sólida para o desenvolvimento do marketing turístico.
“Estamos construindo uma fotografia do presente para planejar o futuro do turismo capixaba”, destacou.
O projeto é dividido em quatro etapas, diagnóstico, posicionamento e marca, plano de ação e implementação, e deve ser concluído até o final do ano. A proposta busca fortalecer a governança do setor, consolidar a marca turística do Espírito Santo e ampliar sua presença entre os principais destinos do país.
Também participaram da reunião representantes de entidades ligadas ao trade turístico, como Fecomércio, Senac, Sesc, Contures, ABBTUR, Sindihotéis, ABAV, ABEOC, SINDEGTUR e o movimento ES em Ação, além de consultores e gestores da Lab Turismo Consultoria.


