19.9 C
Vitória
quinta-feira, 18 DE julho DE 2024

Cesan inicia obras na Praia do Canto com utilização de robôs

Segundo a companhia, a técnica reduz transtornos e garante a continuidade do abastecimento de água na região

Por Otávio Gomes*

A Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) iniciou obras de substituição no sistema de abastecimento de água da Praia do Canto, em Vitória, com a utilização de robôs. O método inovador utiliza as máquinas para a substituição de dutos subterrâneos sem a necessidade de escavação, reduzindo os transtornos habituais de intervenções urbanas.

- Continua após a publicidade -

Os trabalhos tiveram início na avenida Nossa Senhora da Penha e vão avançar para dentro da bairro conforme o cronograma da obra. Mais de 15 mil habitantes devem ser beneficiados com as melhorias, que incluem a substituição de redes do sistema de abstecimento de água da região que estão próximas ao limite de sua vida útil.

“O método não destrutivo (MND) é a chave dessa empreitada, possibilitando o assentamento de novas tubulações subterrâneas de forma direcionada, mesmo em áreas onde a escavação seria inviável. Isso significa menos escavações, menos transtornos para a população e uma obra mais rápida. Vamos melhorar o abastecimento de água, reduzir vazamentos e melhorar a qualidade da água distribuída”, explicou o presidente da Cesan, Munir Abud.

O método consiste em duas metodologias: o Pipe Bursting, que permite a substituição de tubulações utilizando o mesmo caminho da rede antiga, e o Furo Direcional, utilizado para assentar novas tubulações em locais onde a escavação tradicional seria impraticável.

A iniciativa faz parte de um investimento de R$ 150 milhões em tecnologias inovadoras que reduzem os transtornos e não interrompem o abastecimento de água durante as obras. O método, porém, ainda produz alguns impactos, como ruídos, tubos armazenados nas calçadas, alterações no trânsito, entre outras interferências.

Ao todo, a intervenção por MND irá substituir 27 quilômetros de rede da Praia do Canto.

*Sob a supervisão de Erik Oakes

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA