29.4 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Cerveja: startup capixaba avança em 10 estados

A startup capixaba aposta na venda direta da cerveja artesanal e na expansão de seu cadastro de usuários

Por Amanda Amaral 

Com a tecnologia de autosserviço para a oferta de cerveja artesanal, a startup capixaba MeuChope já se faz presente em dez estados brasileiros, além do Distrito Federal. São quase 230 pontos espalhados no país.

- Continua após a publicidade -

A empresa atua no Espírito Santo e também no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rondônia.

Todos os pontos de venda da MeuChope no Brasil podem ser identificados pelo aplicativo da startup e todos operam 24 horas. crescimento de novos cadastros de usuários foi de mais de 580% desde a sua criação, segundo a empresa, que surgiu em janeiro de 2022.

“A maioria dos usuários têm de 26 a 45 anos, mas é interessante saber que usuários com mais de 55 anos também não tem dificuldade em se adaptar com a tecnologia de autosserviço”, explica Sato. “Pode ser um reflexo do “novo normal” pós pandemia, com a experiência de compras através de QR Code e aplicativos”, destaca um dos CEOs da MeuChope, Augusto Sato.

Experiência do cliente

Com o objetivo de popularizar a bebida, a empresa oferta máquinas com válvulas que permitem a utilização de torneiras cervejeiras de forma autônoma. O cliente se serve e realiza o pagamento no momento da aquisição do produto por meio digital.

“Nossa tecnologia permite que o consumidor tenha total autonomia em escolher o chope e quantidade que quiser, sem enfrentar filas, sem necessidade de garçons, com o uso do próprio smartphone no local onde ele se encontra, e com pagamento digital, feito por Pix, Pic Pay e pelo aplicativo da MeuChope”, explica Augusto Sato.

startup capixaba
Um dos pontos de venda da MeuChope no Espírito Santo fica localizado na Praia do Canto, em Vitória. Foto: Divulgação

Cervejas artesanais capixabas 

Em cinco anos, o Espírito Santo foi o estado brasileiro que mais cresceu em número de cervejarias. Em 2017, eram 11 fábricas em território capixaba. Já em 2021, esse número passou para 57, um crescimento de 53,5%, superior ao desempenho nacional de 12%. Os dados são do Anuário da Cerveja 2021, que identificou que nos últimos 20 anos houve um crescimento de 48,5% no número de cervejarias no país.

Já no 2º Censo Cervejarias Independentes Brasileiras de 2021, 69% das cervejarias com fábrica própria consideram que os locais mais importantes em que as cervejas podem ser encontradas são os canais de venda direta ao consumidor final. “Os clientes estão recebendo as válvulas, ativando e fazendo treinamentos, e assim, estamos democratizando o consumo da cerveja artesanal por todo o país, o maior foco do nosso trabalho, e incentivando a distribuição das cervejas de cada região”, disse Augusto Sato.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA