23.2 C
Vitória
sexta-feira, 22 janeiro, 2021

CCJ do Senado aprova texto-base da reforma da Previdência

Os senadores continuam discutindo as emendas da reforma da previdência

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, na tarde desta quarta-feira (4,) o texto-base da reforma da Previdência. O relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) teve 18 votos a favor e sete contra. Ainda serão votadas as emendas destacadas, que são sugestões de retirada de trechos do texto.

Depois de receber quase 500 emendas, sugestões de alterações ao texto, Jereissati fez novas supressões e ajustes de redação na proposta já votada pelos deputados. Nenhuma delas implicará a volta do texto para análise dos deputados.

Além de excluir da proposta de emenda à Constituição (PEC) o critério previsto em lei para recebimento do benefício de prestação continuada (BPC), renda per capita de um quarto do salário mínimo, e de retirar do texto a elevação dos pontos (soma de idade mínima e tempo de contribuição) necessários em regra de transição para aposentadoria de profissionais hoje expostos a condições insalubres, Tasso retirou da proposta a parte que trata da pensão por morte. Dessa maneira, em tais casos, continuam valendo as regras atuais, pelas quais nenhum benefício será inferior a um salário mínimo.

Os senadores continuam discutindo as emendas. Em seguida, será votada a admissibilidade do anexo do relatório, que sugere a apresentação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) paralela à reforma da Previdência. Essa PEC paralela incluirá a previsão de participação de estados e municípios na reforma da Previdência, dentre outras alterações.

Contarato apresenta voto separado

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) apresentou voto em separado da Rede Sustentabilidade à Reforma da Previdência, em razão de discordarem de boa parte do conteúdo do relatório sobre a PEC nº 6, de 2019. Nesta quarta-feira (04), Contarato leu o voto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.

Para Contarato, “é preciso entender que a questão central é quem vai pagar a conta dessa economia. As escolhas do governo deixam claro que serão os mais pobres. Assim, a Rede Sustentabilidade reconhece e defende a necessidade de promover uma Reforma da Previdência Social para o Brasil. No entanto, que a mesma deva ser sustentável, justa e inclusiva”.

*Da redação com atualização da Agência Brasil – atualizado em 17h50


LEIA TAMBÉM
- Publicidade -

Matérias relacionadas

Pacientes do Amazonas chegam nesta quinta no ES

O Governo do Espírito Santo receberá, na noite desta quinta-feira (21), os primeiros pacientes transferidos do Estado do Amazonas para dar continuidade ao tratamento contra o novo Coronavírus em solo capixaba

Qualificar ES abre 1ª oferta de vagas em 2021 com retorno de cursos presenciais

São mais de 2 mil vagas distribuída em 11 municípios do Estado

Mais de três mil pessoas já foram vacinadas no ES

No Espírito Santo, 3.489 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra o novo Coronavírus

Vela: Martine Grael e Kaena Kunze abrem 2021 com título na Espanha

Ouro na Rio/2016 na 49erFx, dupla foi a melhor na Regata de Lanzarote

Pesquisa da Conab indica queda na produção nacional de café em 2021

As razões são a falta de chuvas e o efeito da bienalidade negativa

Tratamento inédito no ES para retirada de mioma

Ablação por radiofrequência elimina mioma sem necessidade de cortes

ES Brasil Digital

ESBrasil-184 - Retrospectiva
Continua após publicidade

Fique por dentro

Série histórica mostra ocupação hoteleira durante a pandemia

Já estão disponíveis no Observatório do Turismo os dados relativos à taxa de ocupação hoteleira relativa ao ano de 2020, nos municípios de Vitória, Vila Velha e Serra

Sicoob inicia 2021 com recordes de movimentações financeiras

Instituição tem atuado para facilitar acesso a produtos e serviços financeiros aos seus mais de 5 milhões de cooperados

Concessão da Codesa: o que muda!

A Federação das Indústrias do Espírito Santo promoveu uma audiência para esclarecer o setor produtivo sobre o processo de desestatização da Codesa, a Companhia Docas do ES

Produção agropecuária de 2020 alcança R$ 871 bilhões

as variáveis determinantes para os resultados estão relacionadas aos preços dos produtos no mercado interno

Vida Capixaba

Queijos: segunda maior agroindústria capixaba

Queijos com adição de especiarias e ervas finas, com recheio de geleias de frutas, doce de leite e embutidos, ou até defumados, são algumas versões de queijos capixabas que demonstram a potencialidade do setor

Prêmio de fotografia ‘As belezas que Anchieta viu’

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) divulgou, nesta terça-feira (19), o resultado do prêmio de fotografia “As belezas que Anchieta viu”

Novas espécies de insetos são descobertas no Espírito Santo

Oito novas espécies de insetos foram descobertas na região norte do Espírito Santo
Continua após publicidade