28.9 C
Vitória
quinta-feira, 1 outubro, 2020

Cassado, Cunha poderá ser julgado por Moro

Leia Também

Criação de empregos em agosto atinge melhor nível em nove anos

Pelo segundo mês seguido, o país criou empregos formais.

Iluminação pública: Vila Velha passará por modernização

Uma comitiva do Consórcio Empresarial SRE – IP Vila Velha, vencedor da licitação da PPP de Iluminação Pública e melhor classificado no leilão da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), visitou nesta terça-feira (29) o município de Vila Velha.

Orçamento de R$ 18,9 bilhões para 2021

Esse valor é o que está previsto no Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2021 foi encaminhado, nesta terça-feira (29), pelo Governo do Estado para apreciação e votação da Assembleia Legislativa.

A cassação foi aprovada por 450 votos a favor, 10 contra e 9 abstenções.

Após 11 meses de processo,  o caso mais demorado que já passou pelo Conselho de Ética foi finalizado tarde da noite desta segunda-feira (12). A Câmara dos Deputados decidiu cassar o mandato do deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), por ter mentido à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, ao afirmar em depoimento no ano passado que não possuía contas no exterior. 

Por 450 votos a favor, 10 contra e 9 abstenções, Cunha perde o mandato e fica inelegível até 2027, além de também perder o foro privilegiado e poder ser julgado pelo juiz Sergio Moro. 

Pouco antes das 21 horas, o deputado Marcos Rogério (DEM-RO), relator do processo de cassação do ex-presidente da Câmara e primeiro a falar na sessão, , finalizou a leitura do relatório Em seu parecer afirmou que: “Ficou provado, no curso do processo, que o deputado Eduardo Cunha tem sim conta, patrimônio e bens no exterior”, disse. “Ao contrário do que é alegado pelos advogados do parlamentar, todas oportunidades para o exercício do contraditório e da ampla defesa foram devidamente concedidas”.

O relator acusou Cunha de faltar com a ética e o decoro parlamentar ao utilizar de manobras para postergar o processo. E afirmou que, ao longo de anos, Cunha omitiu da Câmara dos Deputados e em suas sucessivas declarações de renda, os milhões de dólares que possui em contas no exterior. Para ele, “a situação é gravíssima”, por não se tratar de um mero equívoco do parlamentar quanto à legislação fiscal vigente, mas de uma tentativa proposital de esconder crimes. “Não foi só uma simples mentira, uma mera sonegação de informação. A mentira tinha o propósito específico de camuflar e ocultar a prática de atos ilícitos como lavagem de dinheiro, evasão de divisas, concussão”, declarou Marcos Rogério.

Marcos Rogério destacou ainda que quando Eduardo Cunha negou à CPI que tivesse conta no exterior, ele tinha acabado de voltar de Paris, acompanho da esposa Cláudia Cruz e da filha Danielle, onde gastou “milhares de dólares em cartões de crédito vinculados às contas no exterior”.

O segundo a falar foi o advogado de Cunha e depois, o próprio ex-presidente da Câmara falou aos 470 deputados que participaram da sessão, incluindo o presidente da Casa, que só votaria se houvesse empate. Em seu discurso no plenário antes da votação,mais uma vez negou ter mentido à CPI e relacionou sua cassação ao processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). “estou pagando o preço de ter meu mandato cassado por ter dado continuidade ao processo de impeachment. É o preço que estou pagando para o Brasil ter ficado livre do PT”, afirmou o peemedebista. “O que quer o PT é um troféu para poder dizer que é golpe”, disse Cunha. “Alguém tem dúvida que se não fosse minha atuação, teria processo de impeachment?”, perguntou retoricamente o deputado.

Cunha, que no ano passado foi o responsável por aceitar o pedido de impeachment de Dilma, efetivado no último dia 31. foi interrompido algumas vezes pelos gritos de “golpista”, vindos de deputados petistas. Faixas e cartazes com a frase  “fora, Cunha” e um boneco do parlamentar com roupas de presidiário foram vistos no plenário.

Após o resultado, Cunha deu uma entrevista em que criticou o governo Temer por ter apoiado a eleição de Maia à presidência da Câmara. “O governo é culpado quando fez o patrocínio (da candidatura de Rodrigo Maia), porque quem elegeu o presidente foi o governo. Quem derrotou o candidato Rogério Rosso foi o governo”, declarou. Ele afirmou ainda que escreverá um livro contando os bastidores do impeachment.

O agora ex-deputado disse que, mesmo cassado, não irá aderir às delações premiadas da Operação Lava Jato. Ele é réu em dois processos que apuram sua participação no esquema de cobrança de propina em obras de empresas estatais. “Só faz delação quem é criminoso. Eu não sou criminoso, não tenho que fazer delação”, afirmou.

A representação contra Cunha foi apresentada por PSOL e Rede em 13 de outubro. O parlamentar já estava afastado do mandato desde maio, por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) com base em pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), sob alegação de o deputado de usar o cargo para interferir nas investigações contra ele.

Em julho, o deputado renunciou à presidência da Câmara, fato que precipitou a eleição de Rodrigo Maria (DEM-RJ) ao posto. A perda do mandato retira de Cunha o direito ao foro privilegiado de ser julgado apenas pelo STF. O deputado é réu em duas ações, alvo de uma terceira denúncia e investigado em outros seis inquéritos que tiveram origem nas apurações da Operação Lava Jato. No entanto, a decisão de remeter os processos contra Cunha ao juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba, não é automática e cabe ao Supremo avaliar cada caso de forma individual. Há a tendência no tribunal de manter no STF processos que estão perto de ir a julgamento.

Imagens: Luis Macedo e Lula Marques / Fotos Públicas 

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

PGR arquiva reclamação contra Alcolumbre por travar ‘impeachment’ de ministros

"Esta circunstância, por si só, impede considerar que o noticiado está retardando ato que deveria praticar de ofício", escreveu o procurador Aldo de Campos

Congresso cancela análise de vetos de Bolsonaro

O governo agiu para esvaziar a sessão. Presidente do senado havia prometido a líderes partidários que a votação iria ocorrer com ou sem acordo

Nome de Bolsonaro para suceder Mello, Kassio Marques é discreto e bem avaliado

A expectativa no STF é que temas como aborto devem ter forte resistência de Marques, caso ele assuma mesmo uma cadeira na Corte.

Bolsonaro diz a vice-líderes recém-indicados que eles têm um futuro a escrever

Presidente nomeou dez novos vice-líderes do governo no Congresso e solicitou a dispensa de outros oito

Associação de juristas evangélicos oficializam apoio a André Mendonça ao Supremo

O presidente da Anajure disse esperar que Bolsonaro "cumpra a promessa que ele fez de nomear um ministro evangélico"

PF prende 2 secretários e 1 assessor do governador Helder Barbalho

No pedido enviado à Francisco Falcão, as autoridades policiais registraram ainda a possibilidade de Helder Barbalho exercer função de liderança no grupo criminoso

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Guedes: precatório não é fonte saudável, limpa, permanente e previsível

Temos o direito de examinar do ponto de vista de controle de despesas, o exame não é jamais para financiar programa A ou B", completou ministro

Economia: pedidos de seguro-desemprego caem 11,6% na 1ª quinzena de setembro

O custo de cada parcela adicional é estimado em R$ 8,35 bilhões, segundo cálculos da equipe econômica obtidos pelo Broadcast

‘Vamos fazer programa de substituição tributária’, diz Guedes

Ricardo Barros (PP-PR), afirmou ainda que não haverá aumento de carga tributária na proposta de reforma que o governo construirá

Conab avalia que Brasil terá segunda maior safra de café em 2020

O 3º Levantamento da Safra 2020 de Café, divulgado hoje (22), em Brasília, pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), foi estimado em 61,6 milhões...

Vida Capixaba

Hoje é dia da moqueca capixaba

A data, 30 de setembro, foi instituída por meio de lei municipal nº 8.313/12 e faz parte do calendário oficial de Vitória

Outubro Rosa 2020: novo formato, mesmo conceito

O movimento oficial Outubro Rosa 2020 chega em novo formato no Espírito Santo, mas com o mesmo conceito: alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer. Afinal, a vida mudou. A forma de cuidar dela, não.

Bate-papo sobre “logística reversa”

A Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Espírito Santo (ABES-ES) irá promover um bate-papo online na terça-feira (29), às 19h, com o tema “Logística Reversa”.

Retorno de cirurgias eletivas impulsiona crescimento das plásticas

O aumento da procura por cirurgias atinge todas as faixas etárias e principalmente os jovens.
Continua após publicidade