23.9 C
Vitória
domingo, 5 maio, 2024

Casagrande participa de seminário de sustentabilidade em Vitória

Gestor capixaba esteve ao lado de lideranças do Espírito Santo e do governador do Mato Grosso do Sul em painéis que discutem ações de sustentabilidade

Por Redação

O governador Renato Casagrande (PSB) participou, nesta segunda-feira (26), da abertura do seminário “Sustentabilidade Capixaba”, que acontece até a próxima quarta-feira (28), na Praça do Papa, em Vitória. O gestor capixaba, que preside o Consórcio Brasil Verde (que reúne governadores de diversos estados), foi um dos convidados do painel que abordou as ações dos governos estaduais diante dos impactos das mudanças climáticas.

- Continua após a publicidade -

Casagrande comentou da responsabilidade atrelada ao cargo e do compromisso com o meio ambiente. O governador afirmou que é preciso o trabalho coletivo entre as representações políticas para a criação de políticas sustentáveis

“Como representante dos estados e municípios, acredito que este evento é uma oportunidade para que todos possam contribuir e participar do importante debate sobre a preservação ambiental. Os entes federados podem e devem ajudar o Governo Federal a alcançar as metas de redução das emissões, além de realizar essa transição energética. Tanto os governos quanto a sociedade precisam dar a sua contribuição, seja na mudança da cultura de consumo e na educação das novas gerações”, afirmou o gestor.

A abertura do seminário teve as participações do governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB); do secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério da Economia, Rodrigo Rollemberg; e do diretor de Política Climática do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Aloísio Melo.

O evento segue até quarta-feira com painéis, reuniões técnicas e palestras sobre mudanças climáticas, boas práticas de ESG (Ambiental Social e Governança) e educação ambiental. O governador do Mato Grosso do Sul destacou a atuação de seu Estado no cumprimento das metas de descarbonização.

“É uma alegria muito grande estar aqui no Espírito Santo, junto com o governador Casagrande, que é uma liderança nacional nessa agenda ambiental. O Mato Grosso do Sul vem se aprimorando e buscando fazer o seu dever de casa. Nós temos uma meta ousada de neutralizar carbono em 2030. O nosso estado tem três biomas: Pantanal, Mata Atlântica e Cerrado. Além de uma agropecuária forte, o que reforça nossa responsabilidade em torno dessa agenda do balanço de carbono”, disse Riedel.

Durante as atividades do primeiro dia de evento, a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) assinou um Memorando de Intenções com as Regiões da Ação Climática (R20), em que as partes concordam em estudar a viabilidade para a apresentação de um projeto que vise a uma solução para a eficiência energética de uma estação de tratamento de água, uma estação de bombeamento de água e uma estação de tratamento de esgoto.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA