24.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Casagrande participa de reunião com Lula em Brasília e defende pautas prioritárias do Estado

Essa foi a segunda reunião oficial com Lula após a posse do presidente

Por Regina Trindade

O governador Renato Casagrande (PSB) participou, na manhã desta sexta-feira (27), da reunião com os líderes estaduais e o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília. No encontro, Casagrande apresentou pautas prioritárias para o Espírito Santo, como logística, infraestrutura e recomposição das receitas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A reunião com o presidente contou a presença dos governadores de 26 estados e do Distrito Federal.

- Continua após a publicidade -

“Foi uma reunião produtiva que tratou de temas importantes para o País. Essa aproximação federativa nos fortalece enquanto nação, na medida em que trazemos as demandas de estados e das regiões. Precisamos desse trabalho conjunto para podermos trazer qualidade de vida ao povo brasileiro. Tratamos da necessidade de recomposição de receitas de ICMS, em especial, porque registramos perdas no ano passado devido às políticas adotadas pelo governo anterior. Agora temos que achar um caminho que não implique no aumento da inflação”, ponderou Casagrande.

ES: R$ 33,5 bilhões em perdas após redução do ICMS

Casagrande entregou ao presidente Lula um documento com uma lista de prioridades do Estado em relação ao Governo Federal. Destaca-se a continuidade das obras de duplicação da BR-101 e a duplicação das BRs 262 e 259; a construção da 3ª Ponte sobre o Rio Doce em Colatina, no noroeste do Estado, a implantação da ferrovia EF-118, que vai ligar a Região Metropolitana da Grande Vitória ao Porto do Açu. A linha férrea pode ter importância logística para o escoamento de cargas das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Por ser presidente do Consórcio Brasil Verde, Casagrande também levou ao Presidente da República questões sobre mudanças climáticas, a importância da regulamentação do mercado de carbono e das regras para investimentos na geração de energia eólica offshore.

Relação com o Governo Federal

Esse foi o segundo encontro oficial dos líderes estaduais com Lula. A primeira ocorreu em 9 de janeiro, um dia após os atentados contra as sedes dos Três Poderes. Em entrevista à CNN Brasil na manhã desta sexta-feira, Casagrande afirmou que o retorno ao debate federativo é de extrema importância, uma vez que a gestão anterior não se mostrava muito aberta ao relacionamento com os Estados.

“Eu gostaria de saudar o retorno do debate federativo. Tivemos a reunião do dia 9 que foi feita emergencialmente para fortalecermos as instituições e a democracia. Mas nós passamos quatro anos com o presidente Bolsonaro sem essa prática de reunião com os governadores. Era um momento de disputa do presidente com os governadores em relação à Covid-19, ao preço dos combustíveis e menos debate e coordenação nacional e trabalho conjunto. Esse momento é importante para nós. Quando sentamos à mesa e buscamos caminhos, com certeza fica muito mais fácil”, afirmou o governador ao jornalista Rafael Colombo.

Na ocasião, Casagrande foi questionado sobre as medidas que o governo tem tomado para evitar situações como a que aconteceu na Praça dos Três Poderes no início do mês. Casagrande relembrou a criação do Gabinete de Gestão de Crise, que foi instituído no último dia 12 pelo Decreto nº 5281-R.

“Estamos agindo fortemente. Nós montamos no espírito santo um Gabinete de Gestão de Crise para enfrentar qualquer ação que ofenda as instituições, que enfraqueçam as instituições e a democracia. Esse gabinete é permanente, que envolve os membros do governo do Estado mas também convidamos todas as instituições que têm o dever de zelar pela manutenção da democracia, como o Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Exército. Estamos trabalhando, monitorando e se for preciso prevenindo para que a gente não tenha nenhum ato que enfraqueça a nossa democracia”, afirmou.

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA