30.5 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Casagrande se consolida como líder da política ambiental no Brasil

Governador do Espírito Santo e presidente do Consórcio Brasil Verde, Renato Casagrande tem sido voz ativa por políticas ambientais sustentáveis

Por Robson Maia

Voz ativa no discurso pela urgência da implementação de políticas ambientais e atuante na promoção de medidas que promovam o desenvolvimento sustentável, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), tem se consolidado como o grande nome das discussões climáticas entre os parlamentares do país.

- Continua após a publicidade -
Casagrande se consolida como líder da política ambiental no Brasil
Governadores criaram o Consórcio Brasil Verde para elaboração de políticas ambientais – Foto por: Giovani Pagotto – Governo do ES

O gestor capixaba tem liderado a discussão junto a grupos ambientais no âmbito federal e internacional e na coalizão entre gestores de todo país. Casagrande atualmente preside o Consórcio Brasil Verde, composto por 21 Estados (Acre, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe) e que une governadores no debate climático.

Além disso, Casagrande tem assumido protagonismo nos eventos voltados para a temática. Nesta semana, o mandatário foi o anfitrião do evento “Governança Climática e Financiamento Climático: caminhos para a implementação nos estados brasileiros”, realizado na manhã da última quinta-feira (9), na sede do Governo do Estado, no Palácio Anchieta. Logo no discurso de abertura, o governador frisou a necessidade de urgência da pauta ambiental.

“Como presidente do Consórcio, tenho buscado ajudar os Estados a terem seus Planos de Mudanças Climáticas, que envolve também um Plano de Neutralidade de Carbono. Alguns brincam que planos a longo prazo são bons, pois não estaremos mais aqui, mas quem tem responsabilidade, estabelece metas para ir cumprindo ano a ano. É fundamental reconhecermos a urgência da governança climática e do financiamento climático em nossas regiões”, pontuou Casagrande.

Recentemente, o governador também teve destaque em um evento internacional, realizado em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Casagrande (PSB) discursou no evento “Brasil em Foco: Mais verde e comprometido com o desenvolvimento sustentável”, na Semana do Clima, realizado na bolsa de valores estadunidense.

Em discurso na Bolsa de Valores de Nova Iorque, Casagrande defendeu engajamento coletivo no combate às mudanças climáticas
Em discurso na Bolsa de Valores de Nova Iorque, Casagrande defendeu engajamento coletivo no combate às mudanças climáticas – Foto por: Hélio Filho – Secom

“É fundamental que a gente se envolva nesse tema das mudanças climáticas e temos que agir, porque já temos as informações teóricas. O Brasil exerce um papel importante no mundo e deve participar de fóruns internacionais sem negacionismo. Isso já é um avanço significativo. É importante ter as empresas engajadas nessa causa, pois isso garante uma maior velocidade na aplicação das soluções necessárias. Todos nós, indivíduos, organizações e governos, precisamos agir de forma objetiva”, pontuou o governador.

No campo das ações, recentemente o Governo do Espírito Santo anunciou o plantio de mais de 20 milhões de árvores em todo o estado durante os próximos anos. A iniciativa faz parte do programa “Mutirão das Árvores”, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento de ações de plantio para a preservação, conservação e restauração dos biomas brasileiros.

Analista vê credibilidade para governador liderar a pauta

Para o analista político André Pereira, o protagonismo assumido por Casagrande não acontece por acaso. Segundo Pereira, a formação acadêmica e entendimento da temática, além da consciência enquanto líder, posicionam o gestor entre os nomes de destaque do cenário nacional.

“Ele (Casagrande) de fato, há tempos, desde quando deputado federal, se destaca com essa pauta. Isso é ajudado, em larga medida, pela formação (engenheiro florestal) e também pela visão política, que se antecipa às tendências. Some-se a isso a capacidade de articulação e negociação e o governador tem um espaço muito interessante para atuar, especialmente quando se vive um período de crise climática, onde a questão ambiental se torna um tema central nos mundos político e econômico”, frisou o analista.

Ainda na análise de Pereira, o capital político de Casagrande é fundamental para que a pauta seja liderada pelo mandatário capixaba. Na visão do analista, outros nomes do cenário brasileiro dificilmente conduziram a temática com a “destreza” do governador do Espírito Santo.

“As ações e discursos de Casagrande tem efeito, claro. A partir do fato de que ele tem credibilidade – e conhecimento – para tratar dessas questões. Fosse outro político o resultado possivelmente seria outro”, concluiu Pereira.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA