Mais uma boa novidade no Estado. A Casa do Turismo Capixaba foi inaugurada com bistrô e cervejaria
Por Paula Bourguignon
A antiga sede do Clube Saldanha da Gama agora sedia a Casa do Turismo Capixaba. A inauguração foi nesta quinta-feira, dia 8 de setembro.
Ela foi instalada no prédio histórico do Forte São João. A abertura do espaço marca a primeira etapa desse projeto e contempla a abertura do Espaço Gastronômico. O local conta com restaurante, o bistrô Saldanha e a Cervejaria 107.
- Preço da cesta básica em Vitória cai 0,48%
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
O espaço histórico está sendo readequado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur). Além do espaço gastronômico, inaugurado nesta quinta(08) está previsto uma loja de artesanato, um memorial da história do Forte, a revitalização do salão, além da sede da transferência da Setur para o local.
Em sua rede social, o governador do Estado, Renato Casagrande, postou: “O Espaço Gastronômico vai funcionar no prédio restaurado e começa com um bistrô para 120 pessoas e uma cervejaria. É um belo presente que Vitória vai ganhar no dia de seu aniversário”.
A entrada é pela Avenida Beira Mar, com estacionamento e entrada de pedestre.
Casa do Turismo Capixaba
Horários de funcionamento
Bistrô Saldanha
Quinta, sexta, sábado e domingo e feriados: 9h às 22h
Cervejaria Casa 107
Quinta e sexta: 16 às 22h
Sábados e domingos e feriados: 11 as 22h
História
O “Forte São João” foi construído no período colonial, com a finalidade de proteger a cidade dos invasores e se tornou símbolo de resistência do povo capixaba. Em 1592, o pirata inglês Thomas Cavendish se aproximou com a esquadra da ilha de Vitória, depois de um saque bem-sucedido a Santos, no Estado de São Paulo.
Para se defender dos invasores, os habitantes da Vila de Vitória utilizaram madeira, pedras e areia, improvisando dois fortes na baía: um na base do Morro do Penedo e outro no Morro do Vigia. Depois da expulsão dos piratas, o forte do Penedo foi gradativamente desativado. Já a construção erguida do outro lado da baía foi mantida e deu origem ao Forte São João.
Em 1931, o Clube Saldanha da Gama comprou a antiga sede do Forte. Além de ser referência em várias modalidades esportivas, o clube passou a investir em festas e concursos, tornando-se o principal clube social da cidade, o que permitiu a realização de obras de reparos e reformas na edificação. Em 1984, o imóvel foi tombado pela Prefeitura de Vitória. Já a muralha do clube é tombada pelo Estado.