24.4 C
Vitória
quinta-feira, 27 janeiro, 2022

Antes de curtir o carnaval, alongue-se!

alongamentos
Para quem pretende enfrentar essa verdadeira maratona da folia é bom estar preparado fazendo alongamentos. - Foto: Reprodução

Alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo. Ele proporciona mais agilidade, elasticidade e previne lesões

O carnaval se aproxima e muitas pessoas não veem a hora de curtir os dias nos blocos ou atrás do trio elétrico. Mas quem pretende enfrentar essa verdadeira maratona da folia é bom estar preparado, pois o esforço físico feito nesse período é grande. Para a festa começar e terminar bem, a dica é alongar-se antes de colocar o corpo para requebrar.

Segundo o profissional de educação física da Azen Academia, Flávio Simôr, antes de qualquer atividade que exija muito das articulações e dos músculos, como a dança, é preciso prevenir o corpo para evitar lesões e dores após o exercício.

Além disso, é importante ter atenção redobrada aos pés, pois eles sofrem com o peso do corpo, principalmente na hora do samba. “Aconselho o uso de tênis ou sandálias baixas. Os saltos, além de pressionarem os pés, também sobrecarregam a coluna lombar”, alerta.

alongar
O alongamento ajuda a superar os dias de carnaval. – Foto: thinkstock

E para quem vai pular a noite inteira, o professor dá algumas dicas importantes. “Não deixe de se hidratar, mas não vale bebida alcoólica, é importante beber água ou sucos. Uma sequência de alongamentos com movimentos simples também contribui para que cada um consiga curtir a noite, sem cansar-se demais e estar pronto para mais dias de festa”, explica.

Veja as dicas de alongamentos para curtir o carnaval:

1 – Descalço, sente-se e gire o pé como se estivesse desenhando círculos, mexendo bem também todos os dedos. Depois aproveite para massagear toda a planta dos pés.

2- Em pé, estenda os braços acima da cabeça, entrelaçando os dedos das mãos. Espreguice bem, como se quisesse levar a palma das mãos para o teto, depois, incline lateralmente a coluna para direita e para a esquerda, alongando o tronco lateralmente.

3- A seguir, para alongar a panturrilha, com uma das pernas estendidas a frente, flexione o tronco em direção aos pés, levando as mãos até a pontinha dos dedos.

4- E depois de aproveitar bem a noite, nada de jogar-se direto na cama. Procure repetir alguns desses exercícios para relaxar, principalmente os dos pés, antes de dormir.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade