25.5 C
Vitória
sábado, 29 janeiro, 2022

Alongue-se e curta a folia sem dores

Foto: Getty Images

Apostar em exercícios de alongamento e aquecimento é uma das formas de prevenir dores e lesões durante a maratona de Carnaval

Com a maratona de desfiles, trios elétricos e blocos de rua que está por vir nos próximos dias, é preciso estar atento aos cuidados pré e pós-folia para não deixar de curtir nenhum dia de Carnaval.

Além da alimentação balanceada, da hidratação e do uso de roupas e calçados confortáveis, alongar também é parte fundamental desse processo de preparação, especialmente para quem não mantém uma rotina de treinos contínuos.

O educador físico Fernando Padilha disse é preciso começar a preparação com antecedência, mas alongar o corpo pode ajudar no processo de recuperação dos músculos. – Foto: Divulgação

O educador físico e especialista em treinamento funcional Fernando Padilha afirmou que, para curtir o feriado com resistência física, é preciso começar a preparação com antecedência, no entanto, aquecer e alongar o corpo, tanto antes quanto depois das festas, pode ajudar no processo de recuperação dos músculos.

“Os exercícios de alongamento vão ajudar na amplitude articular, além de evitarem  cãibras, aquelas dores de quem extrapolou na folia. A atenção deve ser redobrada para áreas como costas, pernas, principalmente as panturrilhas, e pés, que recebem uma sobrecarga maior e são mais recrutados durante os dias de folia”, explicou Padilha.

O educador físico reforçou que são movimentos simples e que podem ser feitos na rua mesmo, minutos antes da passagem dos blocos, utilizando o peso do próprio corpo e até uma calçada. “Uma das formas de alongar as panturrilhas, por exemplo, é subir no meio-fio apenas com a planta do pé, elevando o corpo e retornando à posição inicial, sem apoiar o calcanhar”.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade