28.8 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Cármen Lúcia assume a Presidência da República pela terceira vez

A ministra do STF assumiu o cargo em abril, durante viagem de Michel Temer ao Peru e, em junho, quando o presidente foi ao Paraguai

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, assume novamente a Presidência da República por conta de uma viagem do presidente Michel Temer a 12ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na Ilha do Sal, em Cabo Verde, que será realizada até quarta-feira (18).

De acordo com a Agência Brasil, com a ida da ministra a Presidência da República, o ministro Celso de Mello, integrante mais antigo em atividade, assume o STF e deverá decidir questões urgentes durante o recesso de julho na Corte. Dias Toffoli seria o sucessor, mas por estar de férias, Mello assume o posto em seu lugar.

- Continua após a publicidade -

Em abril, durante viagem de Michel Temer ao Peru, para a 8ª Cúpula das Américas, Cármen assumiu o cargo. Em junho, o presidente foi ao Paraguai, onde participou do encontro dos Chefes de Estado do Mercosul, concedendo, mais uma vez, o posto à ministra.

Como o país não possui vice-presidente, a primeira pessoa da linha sucessória no país é o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o segundo, o do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). Entretanto, como a legislação eleitoral não permite a candidatura de ocupantes de cargo Executivo por seis meses, os parlamentares preferem se isentar do cargo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA