Projeto da Editora Cousa abriu inscrições até quinta (5) para escritores que moram nos municípios enviarem trabalhos para compor antologia
Por Mariah Friedrich
O projeto Caravana Combiousa – Expedição Monte Aghá recebe até quinta-feira (5) obras inéditas de escritores residentes dos municípios de Piúma e Anchieta, no litoral Sul do ES para seleção que dará origem a Antologia Combiousa, que trará 60 textos inéditos. Serão aceitos trabalhos em poesia ou prosa, mediante inscrição por este formulário.
Os textos devem ter até duas laudas em letra Arial tamanho 12 e espaçamento de 1,5 e os interessados devem comprovar residência em um dos municípios. A publicação também é aberta para pessoas com menos de 18 anos, mediante autorização de responsável legal.
O projeto da Antologia Combiousa faz parte de uma ampla ação de estímulo à literatura e à leitura nos municípios do litoral sul do Espírito Santo realizada pela Editora Cousa, que já lançou mais de 300 obras publicadas em 15 anos de existência, entre elas uma vencedora do Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira.
A seleção dos textos que vão compor a obra será feita pelos escritores premiados Henrique Rodrigues, Caê Guimarães e Fabiani Taylor. O fundador Saulo d Cousa, Saulo Ribeiro afirma que a proposta da publicação é estimular a produção literária nos municípios, de onde saíram nomes importantes da literatura capixaba como Fabiani Taylor, Leonardo Bourguignon, Graça Andreatta e Marcos Brando.
“O que a gente pretende deixar é um livro com escritos da cidade, com os escritores da cidade, incentivando novos escritores, fortalecendo nomes que já escrevem e criando um intercâmbio, uma troca entre eles”, diz Saulo Ribeiro.
Segundo o editor e agitador cultural, a expedição pretende alcançar veteranos e ainda mapear a nova literatura produzida nos municípios. Para isso, ao longo dos meses de agosto e setembro, serão realizadas uma série de atividades ligadas à literatura nos dois municípios, entre elas contação de histórias e oficinas de poesia em escolas e Festas Literárias.
O lançamento do livro está previsto para dezembro de 2024, dentro de uma programação com várias atrações abertas ao público.