Obras tem histórias que vão de crônicas a reflexões sobre questões socias destacando a diversidade da literatura capixaba
Por Jessica Coutinho
No Dia Nacional do Livro, comemorado neste dia 29 de outubro, celebramos não apenas a importância da leitura, mas também a riqueza da produção literária nacional. Quando o assunto é literatura, o Espírito Santo possui um cenário cultural de grande relevância, com autores que trazem narrativas envolventes e impactantes. Confira abaixo uma seleção de cinco livros de autores capixabas que valem a leitura:
1. Guananira de Bernadette Lyra
Guananira ou Ilha do Mel é como os indígenas denominavam a cidade de Vitória. Em seu livro, a aclamada escritora reúne crônicas que descrevem de maneira poética e afetuosa as belezas da capital capixaba. Compre aqui.
2. A Menina e as Estrelas de Mariana Ianelli
Escrito por Mariana Ianelli e com ilustrações da iraniana Ferehteh Najafi, “A Menina e as Estrelas” faz uma metáfora à falta de liberdade, contando a história de uma mãe que escolheu para a filha um nome que era um canto de pássaro, mas a menina nasceu em uma terra de pássaros quietos. Toda música, quem tocava era o homem do realejo. A obra é inspirada na ópera Brundibár, composta pelo judeu tcheco Hans Krása e apresentada pela primeira vez por crianças em um campo de concentração nazista. Compre aqui.
3. O Conde e o Passarinho de Rubem Braga
Rubem Braga é um dos grandes nomes da crônica brasileira. “O Conde e o Passarinho”, seu primeiro trabalho publicado, conta a história de um menino que nasce com o coração fora do corpo em São Paulo, a revolta de uma mãe no Rio de Janeiro diante do fato de sua filha ter fugido com um homem negro, e a viva alegria das ruas do Recife na véspera de um dia de São João. Compre aqui.
4. Histórias ao Redor de Flávio Carneiro
Flávio Carneiro convida a explorar “Histórias ao Redor”, uma coletânea de contos que passeiam entre o real e o fantástico, contendo as lembranças da infância do autor e de seus primeiros passos no mundo dos livros e da escrita, misturadas às lembranças mais recentes de suas filhas pequenas, com o olhar do homem para o menino que foi e para as filhas em seus primeiros contatos com a linguagem. Compre aqui.
5. Bastidores do Feminicídio de Luan Tófano
Ver essa foto no Instagram
Luan Tófano aborda o tema do feminicídio com um olhar técnico em “Bastidores do Feminicídio”, a partir do mapeamento dos casos, análise do perfil das vítimas e locais de ocorrência em Cachoeiro de Itapemirim. A obra foi lançada durante a 9ª Bienal Rubem Braga e, para adquirir um exemplar, basta entrar em contato com o autor no @luantofano.art.