- Continua após a publicidade -

Joana Herkenhoff lança livro “Retratos com o tempo” em Vitória

Publicação será lançada nesta terça (20), às 19h, no Brizz, na Praia do Suá, com sessão de autógrafos, performance artística e presença da Combiousa

Por Mariah Friedrich

Escritora, professora e pesquisadora mineira radicada no Espírito Santo, Joana Herkenhoff lança nesta terça (20), às 19h, seu livro de poemas “Retratos com o tempo”, no Brizz, novo espaço cultural na Enseada do Suá, em Vitória. A entrada é gratuita.

Depois de ser apresentado no maior evento de literatura do Brasil, a Flip, em Paraty (RJ), o livro de Joana Herkenhoff, editado pela Cousa, terá seu lançamento oficial no Espírito Santo em evento com sessão de autógrafos, performance da atriz e poeta Suely Bispo e presença da Combiousa, veículo de difusão literária da editora Cousa.

- Continua após a publicidade -

Dividida em três partes, a obra reúne poemas e um soneto escritos ao longo dos anos por Joana Herkenhoff, que aborda temáticas variadas, desde lembranças da infância a memórias do período de isolamento social. O livro traz desenhos a bico de pena da artista e escritora Penha Franzotti Donadello.

Segundo a autora, os textos têm em comum o desejo de captura do tempo por meio da poesia. “São poemas-capturas, que flagram o instante, ensejam congelar imagens e cenas de viagens, tempos, mudanças. São poemas-memória”, descreve Joana Herkenhoff. 

A escritora relata que os poemas foram construídos em diferentes momentos de sua vida, mas grande parte foi escrita em 2021, no período mais duro da pandemia de Covid-19. Como “Quarentena”, poema que explora “tempo injusto, dado a poucos, subtraído de muitos”.

A publicação traz notas de nostalgia, humor, ironia e poemas que soam como cartas de amor. Muitos deles, inclusive, com data e destinatário, como “Manoel”, que integra também a Coletânea Prêmio Off Flip 2014. A decisão de datar reflete referências que influenciaram a autora, Conceição Evaristo, que afirma a literatura negra como um lugar de memória.

- Continua após a publicidade -

Joana Herkenhoff espera contribuir para a diversidade artística local, para a representatividade feminina na cena literária do estado e inspirar novas autorias: “Encorajar outras pessoas, em especial mulheres, a escreverem e publicarem seus escritos”.

Serviço:

Lançamento do livro “Retratos com o tempo”, de Joana Herkenhoff
Terça (20), às 19h
Brizz – Rua Judith Maria Tovar Varejão, 411, Enseada do Suá, Vitória, ES
Entrada gratuita

Leia Mais

Demi Lovato confirma turnê em São Paulo; confira
Ufes celebra 70 anos com apresentações culturais e...
Dia do livro infantil: especialistas defendem inclusão
Dia Nacional do Livro: 6 livros de escritores...
Bossa Nova: Fernanda Takai, Theo Bial e Menescal...
Luiz Fernando Schettino lança livro de crônicas “Anverso...
Novo livro lista roteiros turísticos dos 78 municípios...
Coletivo Cultura Bethânia movimenta Viana com slam, mostra...
Agenda de domingo: espetáculo SOMA e muito mais...
“Temos feito a preservação da literatura” destaca presidente...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

- Publicidade -

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -