27.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Capixabas são premiados no Coffee of the Year

Representantes do Estado venceram as categorias Arábica e Canéfora/Conilon.

Por Gustavo Costa

Sempre em destaque, o café do Espírito Santo mostrou mais uma vez a sua qualidade durante o prêmio Coffee of the Year 2023, realizado na última sexta-feira (10), em Belo Horizonte (MG). O evento, que aconteceu durante a Semana Internacional do Café (SIC) foi palco da festa capixaba, que venceram em duas categorias, Arábica e Canéfora/Conilon da premiação.

- Continua após a publicidade -

Na categoria Café Arábica, o campeão foi Deneval Miranda Vieira Júnior, do Sítio Cordilheiras do Caparaó, de Iúna. E o 3º lugar também foi capixaba: Ana Paula Sperandio Lima, do Sítio Condado da Montanha, de Marechal Floriano. Já na categoria Canéfora, o vencedor foi Wagner Gomes Lopes, do Sítio 3 Marias, de Alto Rio Novo. E do 3º lugar até o 5º, mais representantes do Estado: Pedro Marcos Demartine Castro, do Sítio Vista Alegre, de Jerônimo Monteiro, fechou o pódio; com Mauro Torres Ribeiro, do Sítio Vales das Bênçãos, de Alegre, em 4º lugar; e Aldair Batista Borges, da Fazenda Beija Flor, de Alto Rio Novo, fechando o top 5.

As provas aconteceram durante os três dias de evento, que começou na quarta-feira (08). As amostras foram submetidas a experimentação às cegas, ou seja, sem que se tenha qualquer informação sobre os cafés. Para classificar os finalistas do concurso foram selecionadas as 180 melhores amostras. Entre os 50 finalistas deste ano na categoria Arábica, 10 foram do Espírito Santo. Enquanto 11 dos 15 finalistas no Canéfora foram capixabas.

Entre as autoridades que marcaram presença no evento, o governador Renato Casagrande comentou sobre a satisfação acompanhar de perto o reconhecimento da qualidade do café produzido no Espírito Santo. “Nosso Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura Capixaba é uma referência no Brasil. Além da ampliação dos cafés superiores, visa também o aumento da produtividade e a adequação sócio ambiental das propriedades rurais. O resultado mostra o comprometimento desses cafeicultores e como o setor evoluiu nos últimos anos. Parabenizo os premiados e também a todos os produtores rurais que participaram”, disse ele. Com informações da assessoria do governo do Estado.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA