24.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Cachoeiro de Itapemirim pode ganhar a Rota da Igrejinha de São Paulo

Proposta protocolada na Ales propõe criação de rota turística no sul do ES

Por Robson Maia

Um Projeto de Lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Espírito Santo quer criar uma nova rota turística na comunidade de Vargem Grande do Soturno, em Cachoeiro de Itapemirim. De autoria do deputado Wellington Callegari (PL), a medida institui, na região, a “Rota da Igrejinha de São Paulo”, declarando-a como de relevante interesse turístico e cultural.

- Continua após a publicidade -

O local é conhecido por belezas naturais e trilhas que passam pela antiga estrada de ferro da região, além do Pontilhão de Soturno e do percurso que leva à Igrejinha de São Paulo, no topo de uma montanha.

Nos últimos meses, com a possível aprovação da Reforma Tributária (que implicará em perdas significativas para o Espírito Santo), o estado vem apostando na fomentação de políticas ligadas ao turismo, sobretudo na região do interior.

Para Callegari, a região é rica em belezas naturais, além de possuir grande valor turístico para a comunidade ali presente. A localidade tem potencial, ainda, para a realização de esportes radicais, como escaladas com a ajuda de equipamentos e rapel.

O parlamentar afirma que a proposta pretende consolidar o potencial da rota para o ecoturismo.

“Dar visibilidade à região; O fortalecimento, ampliação e desenvolvimento da produção local nas áreas turísticas, cultural e gastronômica; Implementação de mecanismo de educação ambiental e incentivo aos empreendimentos turísticos; O incentivo à organização produtiva das comunidades locais relacionadas ao turismo, artesanato e a geração de novas fontes de emprego e renda”, aponta Callegari na matéria protocolada.

Nos últimos meses, a Ales aprovou diversos PLs que criam rotas similares à proposta por Callegari. Os principais locais visados pelas propostas é a região das montanhas, conhecidas pelo grande atrativo turístico.

Outros destinos têm ganhado a atenção da administração pública, como o município de Pancas. Além da promoção de eventos ligados ao turismo, o local é uma das principais rotas do turismo de esporte, de acordo com as propostas apresentadas pela Secretaria de Turismo.

A proposta de Callegari tramita nas Comissões competentes antes de ser votada em Plenário. Caso seja aprovada, a medida será encaminhada ao governador Renato Casagrande (PSB) para sanção ou veto.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA