23.3 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Dois terços dos brasileiros estão com a qualidade do sono comprometida

Segundo estudos, baixa qualidade no sono está cada vez mais associada a doenças físicas e psíquicas

Por Rafael Goulart

A boa alimentação e a prática de atividade física já são aliados conhecidos para o bem-estar das pessoas. Porém há um terceiro elemento muito negligenciado nessa base de uma vida saudável: o sono.

- Continua após a publicidade -

Ter um sono de boa qualidade é essencial para a boa saúde física e mental, entretanto, dois a cada três brasileiros têm algum grau de comprometimento da qualidade do sono e a grande maioria não procura ajuda.

“Boa parte das pessoas permanece sem diagnóstico apropriado de vários distúrbios do sono. Inclusive, muitas vezes, as pessoas acham que roncar, por exemplo, é algo “normal”. E nós vemos as múltiplas consequências na qualidade de vida, no rendimento no dia seguinte, no desempenho, na memória, no trabalho, na educação”, explicou o cardiologista e presidente da Associação Brasileira do Sono, Luciano Drager.

Os problemas do sono não se limitam apenas a apneia ou insônia, que são as demandas mais comuns nos consultórios dos especialistas, mas também levam a outras doenças principalmente cardiovasculares, respiratórias e psíquicas, é o que cada mais estudos por todo o mundo tem demonstrado.

Para a presidente da Associação Brasileira do Sono – Regional ES (ABS-ES), a Especialista em Medicina de Sono Jessica Polese, o sono contribui para um dos fatores intimamente ligados à preservação da saúde mental.

“Os distúrbios de sono podem causar vulnerabilidade a infecções virais, desequilíbrio inflamatório oxidativo/antioxidante, doenças metabólicas e cardiovasculares crônicas como diabetes, obesidade, entre outras”, afirma a médica.

Coágulos

Dormir menos de 5 horas por noite pode levar ao entupimento de vasos sanguíneos nos membros inferiores (pernas) e provocar coágulos, é o que indica um estudo um estudo publicado na European Heart Journal nesta quinta (16).

Durante a análise de dados de 650 mil pessoas que tiveram coágulos, os pesquisadores descobriram que os pacientes que dormiam menos de cinco horas por noite tinham um  duas vezes mais risco de desenvolver coágulos sanguíneos.

Evento

No Brasil, a ABS promoverá a Semana do Sono – 13 a 19 de março – com o tema “Sono é essencial para a saúde”. Serão realizadas centenas de atividades presenciais e on-line – painéis, pesquisas, estudos, ensaios clínicos – disponíveis neste site.

“Nosso propósito é conscientizar a população sobre a importância do sono, através de eventos diários e com temas totalmente voltados aos cuidados com o sono. No ano passado contamos com a participação não apenas de profissionais da área de saúde, mas também de atletas, artistas e comunicadores que nos ajudaram a levar conhecimento para as pessoas por meio das redes sociais o que é muito importante para que o tema possa ser tratado de uma forma simples e com uma linguagem que possa ser compreendida pela população”, explica a Dra. Márcia Assis, vice-presidente da ABS.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA