28.3 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Serra adota sistema de bicicletas compartilhadas a partir de 2019

O sistema vai operar todos os dias das 5 às 23 horas e entrará em vigor até o primeiro trimestre de 2019

Assim como outros municípios da Grande Vitória é a vez da Serra aderir ao sistema de bicicletas compartilhadas para atender à população. A expectativa é que o sistema comece a funcionar efetivamente até o primeiro semestre de 2019.

Ao todo, 20 estações com 200 bicicletas estarão disponíveis em bairros como Novo Horizonte, Jardim Atlântico, Colina de Laranjeiras, Portal de Jacaraípe e Morada de Laranjeiras.

- Continua após a publicidade -

As bicicletas para adultos vão ter câmbio manual com três marchas, freios dianteiros e traseiros, retrovisor do lado esquerdo, campainha sonora e chip de rastreamento. As de uso infantil vão ser para crianças de até 10 anos, com altura de até 1,5 metro e rodinhas laterais retráteis. Entre o total de bicicletas, 2% vão ser adaptadas aos deficientes físicos.

O sistema vai operar todos os dias das 5 às 23 horas. A devolução das bicicletas poderá ocorrer até a meia-noite. De acordo com o prefeito, os locais das estações foram escolhidos por estarem conectados com a rede cicloviária da Serra, que possui 57 km.

As estações estarão localizadas nas principais avenidas, como a Talma Rodrigues Ribeiro, Norte Sul e Eudes Scherrer e também em locais movimentados, como o Parque da Cidade, em Laranjeiras.

Para o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, o município dá um passo importante na modernização do transporte público e no investimento de alternativas não poluidoras. “Investir em alternativas inovadoras é nosso papel. Queremos diversidade e a maior ocupação da cidade pelas pessoas”, destacou.

Planos

Para ter acesso às bicicletas, os usuários poderão realizar um cadastro por meio de um aplicativo para smartphones, com sistema operacional IOS e Android, que será disponibilizado pela empresa que vencer a licitação para operar o sistema.

Serão quatro planos: passe de um dia; de uma semana; de um mês; e de 1 ano. Os valores ainda estão em definição, mas serão compatíveis com os já cobrados em outros municípios da Grande Vitória.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA