A vila de pescadores é conhecida pela arte, gastronomia e pelo Congo, ritmo musical herdado dos africanos
Por Ludmilla Azevedo
A Barra do Jucu, localizada a apenas 15 km do centro de Vila Velha, é um destino encantador para quem busca um misto de tranquilidade, cultura e natureza. O balneário preserva o espírito acolhedor de uma vila de pescadores enquanto oferece paisagens incríveis, com belas praias. As ruas de terra batida revelam um lugar que, apesar de pacato, é um verdadeiro berço cultural.

Os amantes do sol e do mar podem relaxar nas praias do Barrão, da Barrinha e da Concha, com areias douradas e águas refrescantes. As praias são o cenário perfeito, tanto para banhistas, quanto para os praticantes de surf e bodyboard.

Durante o ano a região recebe campeonatos dessas modalidades, atraindo atletas de diversas partes do país. Para quem prefere um ambiente mais tranquilo, o entardecer às margens do Rio Jucu é um espetáculo à parte, caracterizado pela revoada das garças boiadeiras.

Na Praça Pedro dos Santos dos Valadares, a Igreja Nossa Senhora da Glória chama a atenção. Construída em alvenaria de pedra entre 1900 e 1913, a igreja tem piso de ladrilho cerâmico. O santuário está bem preservado e é um belo exemplo da arquitetura da época.

A cultura popular é uma das grandes riquezas da Barra do Jucu. O ritmo contagiante das Bandas de Congo, herança dos africanos, embala festividades e resgata tradições centenárias. Além disso, as mulheres da região ensinam a renda de bilro para as gerações mais jovens e produzem itens de vestuário, joias e bordados. É possível adquirir o trabalho das rendeiras em ateliês da vila.

Para quem deseja explorar a culinária local, os restaurantes oferecem pratos irresistíveis à base de peixes e frutos do mar frescos. E para quem prefere o ecoturismo, a Ponte da Madalena, que leva à Reserva Ecológica de Jacarenema, é um convite para caminhadas entre a vegetação nativa da restinga costeira. A reserva proporciona uma imersão na biodiversidade capixaba.


Onde se hospedar
Nossa Toca Pousada e Vivências
A aconchegante pousada tem jeito de casa, com um lindo jardim e cozinha compartilhada onde os hóspedes podem preparar refeições.
View this post on Instagram
Onde comer
Toca da barra
Aberto de sexta a domingo, sendo sexta e sábado de 11h a 23h e, aos domingos, de 11h a 17h, o restaurante tem vários pontos lindos para fazer fotos, além de servir frutos do mar e drinks deliciosos.
View this post on Instagram
Taberna da Madalena
O bar e restaurante serve refeições, incluindo bobó de camarão e bacalhau grelhado, além de porções e petiscos. O funcionamento é de terça a domingo, sendo de 10h a 16h de terça a sexta, e de 10h a 17h aos sábados, domingos e feriados.
View this post on Instagram
Como chegar
A partir de Vitória, siga pela Terceira Ponte em direção a Vila Velha e continue ela Rodovia do Sol (ES-060). Depois de cerca de 10 km, pegue a entrada à direita para a Rodovia Darly Santos e depois vire na Avenida Luciano das Neves. Continue pela ES-060 até a rotatória que dá acesso à Barra do Jucu.
*Este destino está presente no livro 140 Destinos Incríveis no Espírito Santo, publicado pela Next Editorial. Para acessar o conteúdo completo, clique aqui. O material foi elaborado com cuidado para oferecer uma experiência única de descoberta e aventura pelas diversas regiões geográficas do nosso estado.