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sábado, 27 abril, 2024

Bares estão evitando reajuste de preços para atrair mais clientes

4 em cada 5 estabelecimentos irão abrir no Carnaval, com estratégias para faturar neste verão

Por Gustavo Costa

Com o objetivo de superar o movimento de 2022, bares e restaurantes estão desenvolvendo estratégias para trazer e manter o público. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel), 75% dos estabelecimentos espera faturar mais que no ano passado.

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O estudo, realizado com 1.878 empreendedores, mostrou que 81% devem abrir durante os dias da festa. No entanto, cerca de 49% dos empreendedores não reajustaram seus preços no último mês, em uma forma de não espantar os clientes em uma época tão esperada do ano.

A despeito da inflação no setor de alimentação fora do lar ter desacelerado em janeiro (0,24%), ficando abaixo do índice geral (0,31%), de acordo com o IPCA-15, os alimentos e bebidas tiveram um aumento significativo, chegando a 1,53%.

Essa diferença é reflexo da estratégia dos estabelecimentos em não repassar os aumentos de produtos aos seus clientes. “A parte do setor que está trabalhando sem lucro evitou aumentar os preços, temendo afastar clientes. E mesmo aqueles que estão no azul não querem perder o embalo de uma época com bom movimento, como foi dezembro”, explica Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, que acredita em um Carnaval com crescimento de até 15% no faturamento do setor.

Dono de um bar em Manguinhos, na Serra, o empresário Vinicius Cordeiro concorda que o público está comparecendo e gastando, mas de olho nos preços. “O valor da cerveja está praticamente o mesmo trabalhado em 2023. Aumentar agora, com as pessoas pagando muita coisa nesse início de ano, é complicado. O calor faz as pessoas saírem de casa e consumirem mais, não estamos precisando aumentar para ter mais lucro”, falou ele.

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