Programa “Jovem Chef” é parceria entre Senac e Sindbares/Abrasel-ES para jovens em vulnerabilidade social
Por Mariah Friedrich
Uma oportunidade para jovens capixabas em situação de vulnerabilidade social atuarem no ramo da gastronomia, o programa Jovem Chef busca transformar a paixão pela cozinha em uma oportunidade de inclusão e empregabilidade.
Uma parceria entre o Sindicato dos Bares e Restaurantes (Sindbares) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Estado e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o projeto voltado para jovens entre 17 e 29 anos tem como objetivo oferecer uma “porta de entrada” para o mercado de trabalho.
Após passarem por um curso profissionalizante gratuito de 300 horas, combinando teoria e prática de gastronomia durante quatro meses, os jovens talentos são indicados para trabalhar em algum estabelecimento associado ao Sindbares por pelo menos dez dias, como laboratório, para colocar em prática o que aprenderam.
A iniciativa busca atender à crescente demanda por profissionais qualificados no setor de bares e restaurantes. Para participar, os interessados devem pertencer à faixa etária entre 17 e 29 anos e ter uma renda de até 2 salários mínimos per capita. Atendendo a esses requisitos, basta se cadastrar preencher um formulário solicitando a inscrição no projeto no site do Senac.
O presidente do Sindbares/Abrasel ES, Rodrigo Vervloet, afirma que o Programa Jovem Chef visa contribuir para o desenvolvimento da próxima geração de chefs capixabas.
“A qualificação e inserção destes jovens nas cozinhas dos bares e restaurantes do Espírito Santo possibilita a contratação de mão de obra qualificada e consequentemente aumenta o nível do serviço que disponibilizamos no setor no nosso Estado”, acrescenta.
O programa Jovem Chef já formou três turmas e trabalha na graduação de outra seis, tendo formado 40 novos chefs e com 80 estudantes no processo de formação. As aulas são realizadas nas cozinhas pedagógicas do Senac ou em espaços parceiros da instituição, em diversos municípios do Estado, como Vitória, Santa Teresa, Venda Nova, Linhares, Serra e Aracruz.
Rodrigo destaca que o laboratório prático nos bares e restaurantes serve como uma poderosa ferramenta para que os novos chefs construam uma rede de contatos com futuros empregadores.
Os empresários interessados em abrir as portas dos seus restaurantes para receber os jovens chefs em formação podem entrar em contato com o Sindbares/Abrasel no ES pelo site sindbares.com.br ou através do número (27) 98128-9175.
A partir desse contato, o sindicato, em parceria com o Senac, verá a possibilidade da inclusão do restaurante no circuito do programa de estágio.
O Gerente de Desenvolvimento Educacional do Senac, Rômulo Gomes ressaltou que o programa Jovem Chef formou a primeira turma formada em Serra em abril de 2024 e expandiu para seis municípios do Estado ainda neste ano.
“Estamos recebemos a cada mês relatos de alunos que apenas sonhavam com emprego e renda na área da gastronomia e conseguiram conquistar esses objetivos. Atualmente temos jovens que passaram pelo projeto trabalhando em locais como o Coco Bambu, Regina Maris e estabelecimentos do Shopping Vitoria”, compartilha Rômulo Gomes.
A instrutora do curso, Vanussa Pedroni, acrescentou que vários estudantes se destacaram durante a experiência profissional e foram contratados pelos estabelecimentos onde atuaram.
“Eu fico muito orgulhosa de ver os jovens realizando sonhos e tendo esse primeiro ingresso no mercado de trabalho da gastronomia com menos dificuldade”, expressa a chef Vanussa Pedroni.