21 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Bares e restaurantes capixabas se preparam para o final de ano

Os donos de bares e restaurantes capixabas pretendem realizar contratações até o final do ano em razão das festas de final de ano

Por Amanda Amaral

Os bares e restaurantes capixabas já se preparam para as festas de final de ano como o Natal e o Réveillon. Contudo, o encerramento de 2022 conta ainda com a Copa do Mundo do Catar, que será realizada em novembro e dezembro.

- Continua após a publicidade -

Uma pesquisa indica que quase metade (45%) dos proprietários do setor no país afirmaram ter intenção de contratar funcionários até o final de 2022. A animação do setor se reflete também no Espírito Santo.

“A expectativa é sempre muito boa para esse período da Copa do Mundo e sem dúvida há uma expectativa de aumento de contratação, não apenas pelo torneio, mas também pelo final de ano em que sempre há uma demanda maior”, segundo presidente do Sindicato dos Bares e Restaurantes do Espírito Santo e presidente da Abrasel no Estado, Rodrigo Vervloet.

Quadro de funcionários

Dentre os entrevistados, 25% revelaram já ter aumentado o quadro de funcionários em setembro. Ainda de acordo com a pesquisa, outros 51% têm a expectativa de manter o time atual e apenas 4% dizem que irão realizar demissões.

“O número de empresas contratando é alto, mas não nos surpreende. Estamos acompanhando de perto a movimentação dos estabelecimentos e já prevíamos a melhora dos indicadores na economia. Estamos entrando em um ciclo virtuoso nos próximos meses, com vários fatores contribuindo positivamente: o fim da pandemia, a melhora no poder aquisitivo, os benefícios sociais como o Auxílio-Brasil, a baixa nos índices de desemprego, o aumento de pessoas frequentando bares e restaurantes depois de tempos tão difíceis”, afirmou o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.

Redução da inflação

Ele complementou: “Além disso tudo, a redução da inflação geral é muito importante para os negócios, pois permite a redução nos custos para um setor que estava há meses pressionado, segurando os repasses do cardápio e absorvendo parte importante dos aumentos. A cereja do bolo é a Copa do Mundo em novembro, estamos muito animados”.

Entre os que pretendem contratar, 63% apontam como motivo o aumento de demanda previsto, em função dos eventos. Mas também chama a atenção o número de empresas que busca mais gente para ampliar o negócio com novos produtos/serviços (11%) ou para abrir filiais (9%). Além disso, 25% procuram profissionais para recompor o quadro e readequar a empresa à nova configuração de mercado pós-pandemia.

Bares e restaurantes capixabas se preparam para o final de ano
Rodrigo Vervloet, presidente da Abrasel, comenta sobre a pesquisa feita pela Associação. Foto: Divulgação

Recuperação econômica

A pesquisa da Abrasel revelou também que a situação econômica dos estabelecimentos está se estabilizando. Depois de aumentos constantes nos últimos meses no número de empresas realizando lucro, o índice se estabilizou em 45%.

Também o mesmo número de respondentes disse ter trabalhado em setembro com equilíbrio financeiro (36%) ou com prejuízo (19%), exatamente os mesmos números relativos ao desempenho no mês de agosto.

Caiu, no entanto, o número de empresas inadimplentes no regime do Simples Nacional, 31% disseram estar com parcelas em atraso. O número é menor do que o apurado em agosto (36%), julho (38%) e junho (42%). Lembrando que 84% das empresas respondentes da pesquisa se encontram enquadradas neste regime fiscal.

Com informações da Abrasel. 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA