Fitch Ratings atribui performance à mudança de estratégica do banco
Uma das mais importantes agências classificadoras de risco de crédito do mundo, a Fitch Ratings avaliou e reconheceu o desempenho do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) como uma instituição de fomento estratégica e importante para o crescimento da economia do Estado. O banco recebeu a nota AA, na perspectiva nacional de longo prazo, ficando no topo da lista de avaliações pelo terceiro ano seguido.
A classificação AA demonstra um bom equilíbrio entre as obrigações financeiras do Bandes e o seu patrimônio, o que fortalece a posição do banco como uma instituição confiável e sólida.
O documento da agência classificadora destaca, ainda, a melhora contínua do desempenho do banco capixaba observada no último triênio, de 2020 a 2022, fruto da opção estratégica por investimentos em operações de qualidade para o apoio a negócios nos segmentos de indústria e de serviços e no setor público, por meio de crédito para os municípios.
“O principal objetivo do Bandes é expandir os programas governamentais que contribuam para o desenvolvimento da economia regional, por meio de linhas de financiamento a pequenas e médias empresas e aos municípios, especialmente para investimentos com foco em tecnologia. O Bandes também desempenha papel importante no apoio à economia do Estado, por meio de fundos criados pelo Governo e administrados pelo banco”, aponta o documento da Fitch Ratings.
“O Bandes tem como uma de suas expertises o financiamento às atividades produtivas do Espírito Santo. Com o reposicionamento do banco, atuamos com investimentos direcionados para projetos inovadores, sustentáveis e promissores, que impactam positivamente a realidade capixaba. O reconhecimento feito pela Fitch Ratings relembra a atuação do banco como o braço de desenvolvimento do Governo do Estado”, frisou o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Barbosa Saintive.
Para o diretor de Administração e Finanças da instituição, Sávio Bertochi Caçador, a avaliação da Fitch Ratings reforça o bom desempenho do banco em captar e direcionar recursos de qualidade para projetos de impacto na economia capixaba.
“Somos uma instituição sólida no setor produtivo do Espírito Santo, que tem atuado, ainda mais, próxima das demandas dos setores estratégicos. Essa classificação de risco abre várias portas para que o banco continue com o seu compromisso de transformar a realidade capixaba”, frisou o diretor.