26.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

População sente impacto positivo do Complexo Viário de Carapina: “30 minutos a menos”

Trabalhadores relatam economia de 30 a 40 minutos no tempo no percurso Serra x Vitória

Por Rafael Goulart

Com a entrega do Viaduto Professora Sandra de Assis Malani, que faz parte do Complexo Viário de Carapina, o trânsito melhorou muito na ligação entre Serra e Vitória via BR-101, é o que relatam condutores e passageiros que utilizam o acesso tanto da Rodovia da Paneleiros, quanto via Hélio Ferraz pela avenida João Plácido.

- Continua após a publicidade -

Para o supervisor de manutenção Andri Ramos da Silva, 48 anos, que faz o trajeto de Morada de Laranjeiras para Goiabeiras, em veículo próprio, saindo por volta de 7h45, a sensação é de uma melhora de 40% no tempo gasto.

“Eu desço todo dia e antes o trânsito começa lá no cruzamento de Jardim Tropical, hoje em dia eu só pego um pouco de congestionamento no cruzamento que sai da Acellor-Mittal, mas parece que é um engarrafamento provocado pelos semáforos que tem um tempo muito alto”, contou.

A técnica em enfermagem, Elissandra Morgado, que mora em Serra Sede e costuma ir de ônibus para Jardim Camburi, Vitória, também sente uma melhora significativa no trânsito.

“Hoje (04), por exemplo, economizei entre 30 e 40 minutos. O trânsito antes começava na EDP (Jardim Limoeiro), agora até tem um fluxo intenso e os sinais, mas não chega a congestionar igual antes, que a gente ficava muito parado na BR”, relatou.

Vista do Viaduto Professora Sandra de Assis Malani para a BR-101. Foto: Victor Leonel
Vista do Viaduto Professora Sandra de Assis Malani para a BR-101. Foto: Victor Leonel

A auxiliar de faturamento Thamires Ramos Pardim, 22 anos, também faz o trajeto de transporte público e compartilha da sensação de uma economia de 30 no tempo de percurso no sentido Serra x Vitória, pela manhã.

“Meu trajeto (de Nova Carapina para Vitória pela rod. Paneleiras) eu fazia em 30 a 40 minutos, hoje estou fazendo em 10 minutos. Para mim, que prezo pela pontualidade, é ótimo, consigo até acordar mais tarde ou sair mais tarde de casa, então tenho mais tempo para fazer minhas coisas. Para mim é Nota 10”, comemorou.

Elissandra e Andri relataram que no sentido Vitória x Serra, no horário de pico de saíde (18h-19h), o trânsito ainda está complicado, mas melhorou bastante com as obras.

“Não sei se a melhora foi nos dois sentidos, porque eu não vi muita diferença na questão de quando a gente sai, porque ali onde se fez o viaduto, no sentido Serra, no São José, ainda tem bastante congestionamento nos horários de pico”, afirmou Elissandra.

“Na volta (Goiabeiras x Morada de Laranjeiras), o que tenho reparado é que tem acontecido um congestionamento logo depois do viaduto, mais ou menos na altura do São José, isso porque a faixa da esquerda nesse trecho é para quem vai para o Contorno, porém muitos motoristas que querem ir em direção a Laranjeiras estão usando essa faixa que não é para continuar reto na BR”, explicou Andri.

Semobi

De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), a entrega do Complexo Viário de Carapina, do qual o Viaduto Professora Sandra de Assis Malani faz parte, deverá melhorar em 50% o trânsito na região.

A obra do Complexo Viário – que começou em 2020 e custou R$ 76,5 milhões – também entregou pista de skate, ciclovia, calçadas e um ponto de parada para ônibus de turismo – o local é um mirante com vista para Vitória.

Aquaviário e Terceira Ponte

Duas importantes inaugurações para a Mobilidade Urbana do capixaba estão previstas para serem entregues até o final de agosto: o novo sistema Aquaviário e a ampliação da Terceira Ponte, que também agora conta com uma ciclovia.

Segundo a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), ainda é preciso finalizar alguns trâmites para enfim entregar essas duas obras à sociedade.

De acordo com o governo, o Sistema Aquaviário será integrado ao Transcol para que os usuários não precisem pagar mais de uma passagem e, no primeiro momento, funcionará com duas embarcações e três estações – Praça do Papa, em Vitória; de Porto de Santana, em Cariacica; e da Prainha, em Vila Velha.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA