27.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Secretarias em alerta para baixa procura do reforço da vacina contra Covid-19

De acordo com especialistas, a vacinação é o principal meio de controlar a circulação do vírus e prevenir casos graves da doença

Por Patrícia Battestin

Com o controle da pandemia de Covid-19 em todo o território nacional, graças à vacinação, muitas pessoas deixaram de buscar as doses de reforço do imunizante, que, de acordo com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), são importante para elevar o número de anticorpos protetores e manter afastados os riscos de agravamento da doença.

- Continua após a publicidade -

Dados da plataforma Vacina e Confia, do Governo do Estado, apontam que, em Cachoeiro, 44% das pessoas aptas a tomarem a primeira dose de reforço (D3) buscaram um ponto de vacinação para receber o imunizante. Em relação à segunda dose de reforço, esse número é ainda menor: 21%.

Para o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, embora o quadro atual da pandemia de Covid-19 seja de estabilidade, o surgimento de novas variantes pode ocasionar um aumento no número de casos, e destaca a vacinação como o maior meio de prevenção.

“Estamos acompanhando as notificações da variante BQ.1 no estado do Rio de Janeiro, e para controlarmos uma possível circulação dessa nova cepa em nosso território, é imprescindível mantermos alta a cobertura vacinal, principalmente, por meio das doses de reforço. Pedimos àqueles que ainda não se vacinaram, que busquem, tão logo, uma sala de imunização”, afirma Wingler, que lembra que, até o momento, o município já aplicou mais de 455 mil doses da vacina contra a Covid-19.

Nova variante no Espírito Santo

A Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) confirmou na última segunda-feira (7), o primeiro caso da subvariante da ômicron BQ.1 no Espírito Santo. 

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, essa variante  provoca sintomas leves e não tem referência para casos graves. Os sintomas para a maioria dos pacientes são: dor de cabeça, tosse, febre, dor de garganta, cansaço, perda de olfato e paladar.

Vacine-se

A vacinação contra a Covid-19, em Cachoeiro, acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu. Não é necessário agendamento para tomar a primeira, segunda ou terceira dose. Basta comparecer ao local, portando documento de identidade, cartão de vacinas e CPF ou cartão do SUS.

Periodicamente, a Semus realiza mutirões de vacinação aos fins de semana, em locais e horários alternativos. Essas ações são previamente divulgadas por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Cachoeiro.

Com informações da Prefeitura de Cachoeiro.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA