26 C
Vitória
sábado, 13 abril, 2024

PMV entrega novas ambulâncias e equipamentos para a saúde

Projeto faz parte da reestruturação da saúde municipal e prevê a implementação de tecnologia de rastreio equipamentos pioneiro no ES

Por Redação

A Prefeitura de Vitória realizou, na última semana, a entrega de novas ambulâncias e equipamentos como parte do projeto de reestruturação da saúde pública municipal. A solenidade reuniu lideranças municipais e locais no bairro Conquista e foi marcada pela ampliação dos serviços de atendimentos à população da capital capixaba.

- Continua após a publicidade -

Os investimentos, juntos, superam R$ 14 milhões, sendo totalmente realizados com recursos próprios. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram renovadas 50% a frota de ambulâncias e a readequação da estrutura da rede municipal com a compra de mais de 3 mil equipamentos de saúde. A pasta informou também o início do programa de implantação de chip no enxoval utilizado nos serviços.

Foram adquiridas cinco novas ambulâncias, custando pouco mais de R$ 1,4 milhão. Agora, a rede pública municipal passa a contar com nove unidades móveis de atendimento de urgência e emergência.

Os veículos serão destinados aos Prontos Atendimentos (PA) dos bairros São Pedro e Praia do Suá e também à Central de Transportes Sanitários (CTS), que realiza o atendimento de pacientes que apresentam algum grau de dependência física. São realizados, ao todo, cerca de 4.500 atendimentos mensais somente nessa modalidade.

PMV entrega novas ambulâncias e equipamentos para a saúde
Reestruturação contou também com a aquisição de equipamentos especializados. Foto: Elizabeth Nader

A reestruturação contou também com a aquisição de equipamentos especializados e para a adequação dos locais de atendimento. Foram entregues 3.029 itens, como 50 balanças pediátricas, 50 balanças eletrônicas, 50, poltronas hospitalares, 50 cadeiras de rodas pediátricas, 50 cadeiras de banho para idosos, 10 cadeiras de banho infantis, cinco cadeiras de banho para obesos e 100 suportes de soro, além de 1.900 computadores, 550 tablets, 200 notebooks, 40 televisores para chamada nas Unidades e 314 aparelhos de ar condicionado.

Uma inovação anunciada é o uso de chips de rastreamento nas roupas usadas por pacientes nos serviços de saúde de Vitória. A justificativa do município é de que o recurso possibilitará um melhor manejo dos materiais que que necessitam de controle rigoroso, especialmente para evitar infecção hospitalar e transmissão de doenças. O uso da tecnologia é inédito no Espírito Santo.

Ao mês são utilizados, de acordo com dados da saúde, 9.720 peças, sendo 1.020 camisolas, 400 fronhas, 1.300 lençóis de leito, 6.100 lençóis de maca, 200 toalhas de banhos, 200 cobertores, 200 traçados, 100 bermudas e 200 camisas para pacientes., 

A secretária de Saúde, Joanna De Jaegher, destacou a importância dos investimentos na área. “É um momento de muita alegria estarmos aqui entregando cinco novas ambulâncias, mais de 3 mil equipamentos para atender toda a nossa rede de serviços. Essa aquisição irá permitir uma melhor assistência à população e maiores condições de trabalho aos servidores, visando sempre qualificar e agilizar o atendimento.”,destacou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA