Atuação do Idaf no Estado é destaque nacional

0
635
O Idaf foi destaque no incentivo à regularização do comércio de produtos de origem animal. Foto: divulgação/Idaf

Evento do Sebrae reuniu lideranças para destacar ações voltadas para a melhoria do ambiente de negócios 

Por Anderson Neto

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) foi convidado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para destacar o incentivo à regularização do comércio de produtos de origem animal, produzido por agroindústrias de pequeno porte no Estado, durante o “Transformar Juntos”, que reuniu os setores público e privado, em Brasília, no início do mês.

- Continua após a publicidade -

O “Transformar Juntos” é uma iniciativa do Sebrae que une dois programas: o “Fomenta” e “Brasil Mais Simples”, que são referências nacionais na participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas e na desburocratização. O evento reuniu agentes de desenvolvimento para destacar ações voltadas para a melhoria do ambiente de negócios de cada estado brasileiro.

O médico-veterinário Fabiano Fiuza, que atua na Gerência de Agroindústria de pequeno porte (Geapp), foi o representante do Idaf no evento, e realizou uma palestra sobre o Selo Arte, Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp) e o Sistema Unificado de Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES). Ambos são executados pelo Governo do Estado, por meio do Idaf, para impulsionar o desenvolvimento das agroindústrias de pequeno porte do Estado.

“Recebemos o convite do Sebrae com alegria, após uma série de entregas que o Idaf vem realizando para o benefício das agroindústrias capixabas. A participação nesse evento de grande prestígio, testemunha que o nosso trabalho tem surtido efeito positivo na vida das pessoas e no desenvolvimento econômico do Estado”, pontuou Fiuza.

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Leonardo Monteiro, o fortalecimento no atendimento às agroindústrias de pequeno porte é um programa prioritário do Governo do Estado. Ele é voltado ao fortalecimento da cadeia produtiva, na valorização do alimento produzido em solo capixaba, na geração de emprego e renda, na oferta de alimentos inspecionados e no incentivo à cultura e ao agroturismo local.

“Ampliamos os nossos esforços realizando reuniões periódicas com os municípios e aumentamos as vistorias. Desburocratizamos os processos, sempre pautados pelo compromisso com as exigências higiênico-sanitárias para produtos de origem animal. Nosso empenho resultou no aumento de 1.157% no número de agroindústrias regularizadas, desde a implantação da gerência de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp) no Idaf, em 2018”, explicou o diretor.