21 C
Vitória
segunda-feira, 15 DE julho DE 2024

Ao menos 6 deputados estarão envolvidos nas Eleições 2024

Número de deputados envolvidos diretamente nas disputas eleitorais por prefeituras no ES em 2024 pode representar 30% do Legislativo

Por Robson Maia

São muitos os nomes do Legislativo capixaba que figuram no hipotético cenário eleitoral para as prefeituras do Espírito Santo em 2024. Em levantamento prévio realizado pela ES Brasil, somando candidaturas confirmadas e nomes especulados, observou-se que quase 30% dos deputados poderão dividir atenções entre obrigações na Assembleia Legislativa (Ales) e com as Eleições 2024.

- Continua após a publicidade -

Em Vitória, por exemplo, já são cinco nomes da Ales que tiveram a pré-candidatura confirmada para o próximo ano: Capitão Assumção, pelo PL; Camila Valadão, pelo Psol; João Coser, pelo PT; Tyago Hoffmann, pelo PSB; e, mais recentemente, Gandini, pelo PSD.

Contudo, na capital, os candidatos via Ales não despontam como favoritos a vencer o atual prefeito. Em levantamentos recentes, os números apontam para uma reeleição de Lorenzo Pazolini (Republicanos). O analista André Pereira acredita que, apesar de relevante para o desenho eleitoral, as pesquisas realizadas até então não traduzem, necessariamente, o que de fato acontecerá na corrida eleitoral.

“Temos que ter em mente duas situações que se complementam. De um lado a gente já vê a movimentação dos atores políticos, em especial nas grandes cidades (…), em torno de alianças, candidaturas, nomes competitivos, laboratórios. Porém, na cabeça do eleitor comum, ele não está ligado ainda na eleição. Se você fizer o levantamento, você já sabe que vai ter eleição, mas não se sabe ao certo qual caminho exato a ser seguido”, aponta o analista.

Já na Serra, maior cidade do Espírito Santo, outros nomes da Assembleia também são cotados para a disputa eleitoral. O deputado Pablo Muribeca teve a pré-candidatura confirmada pelo Patriota. Já o deputado Alexandre Xambinho (PSC) teve o nome ventilado em alguns momentos, contudo, ainda está no campo da especulação.

Enquanto isso, no interior, o nome de Lucas Scaramussa (Podemos) ganha força em Linhares, município da Região Norte. No entanto, o parlamentar não confirmou a concorrência pela prefeitura. No Sul, especialistas acreditam em uma potencial candidatura do deputado Allan Ferreira (Podemos) em Cachoeiro de Itapemirim.

Apesar de não ser novo, o movimento, em termos de volume, chama atenção. Durante 2024, caso todas as candidaturas listadas sejam confirmadas, cerca de 30% do Legislativo dividirá as atenções entre o parlamento e a campanha eleitoral.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA