25.5 C
Vitória
terça-feira, 30 abril, 2024

Comércio, Serviços e Turismo apresentam crescimento ao longo do ano

Mais de 70% dos trabalhadores capixabas estão empregados em empresas desses segmentos, evidenciando sua relevância para a economia local

Por Kebim Tamanini

A Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES) revela que o comércio no estado, alinhado com o cenário nacional, experimentou crescimento ao longo deste ano. A análise mais recente da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) oferece uma visão detalhada do desempenho do setor varejista capixaba.

- Continua após a publicidade -

No comércio restrito, observou-se um aumento positivo de 3,5% de janeiro a agosto de 2023. Já o indicador ampliado registrou crescimento expressivo de 10,9% no acumulado de janeiro a agosto em relação a 2022.

Comércio, Serviços e Turismo apresentam crescimento ao longo do ano
Fonte: PMC/IBGE. Elaboração: Connect Fecomércio-ES

A distinção entre esses dois conceitos é importante: o comércio restrito abrange bens essenciais, como alimentos e remédios, enquanto o comércio ampliado inclui uma gama mais extensa de produtos, como veículos e materiais de construção. Essa divisão possibilita uma compreensão mais profunda dos padrões de consumo e ajuda a analisar o impacto das flutuações econômicas.

Embora tenha registrado resultados abaixo do esperado em julho e agosto, o comércio capixaba seguiu a tendência do comércio nacional, acumulando alta ao longo de 2023 e, inclusive, superando de longe os índices nacionais.

Para a Fecomércio-ES, os resultados positivos acumulados até setembro de 2023 são importantes para criar um ambiente de boas expectativas no comércio e nos serviços capixabas. A instituição afirma que são muitos os desafios para impulsionar a atividade econômica. Fatores como inflação, taxas de juros e reforma tributária podem ter freado avanços mais consistentes dos indicadores; por outro lado, a constante geração de empregos, mesmo que em menor ritmo do que no ano passado, tem ajudado a garantir o nível de consumo de bens e serviços.

Comércio, Serviços e Turismo apresentam crescimento ao longo do ano
No setor de Serviços, a variação de +8,4% no volume acumulado de janeiro a agosto no ES também foi o dobro da nacional (+4,1%) Foto: Marcelo Camargo Agencia Brasil

Indicadores de Serviços no Espírito Santo superam os índices nacionais

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) até agosto, o Espírito Santo apresentou um crescimento no volume de serviços ao longo de 2023 da ordem de +8,4%. A exemplo dos indicadores do comércio, esse índice também supera significativamente o nacional, que atingiu +4,1%.

O final de ano marca a chegada de uma época tradicionalmente movimentada, que geralmente traz boas oportunidades. Mas o ambiente econômico continua a desafiar o setor no Espírito Santo, com destaque para a discussão em torno da tão aguardada reforma do sistema tributário brasileiro. A conjuntura exige uma análise atenta e estratégias alinhadas para enfrentar os desafios e explorar as oportunidades que se avizinham.

Geração de empregos

O relatório de setembro de 2023 divulgado pelo Ministério do Trabalho Formal (Caged-MTE) destaca os setores de comércio e serviços como os principais empregadores no Espírito Santo. Os dados indicam que, atualmente, 852.867 capixabas integram o mercado de trabalho formal. Dentre eles, expressivos 70,73% estão vinculados àqueles setores, evidenciando sua relevância para a economia local.

Comércio, Serviços e Turismo apresentam crescimento ao longo do ano
Fonte: PMC/IBGE. Elaboração: Connect Fecomércio-ES

O acumulado do ano revela a criação de 36.309 novos postos de trabalho no Espírito Santo somente de janeiro a setembro de 2023, com os setores de comércio e serviços apresentando respectivamente acréscimos de 5.430 e 16.194 vagas. Ambos foram responsáveis por 59,55% dos novos empregos formais, totalizando
21.624 oportunidades.

Vitória e Serra se destacam entre os municípios capixabas como polos geradores de emprego, refletindo não apenas o crescimento econômico dessas regiões, mas também o potencial de desenvolvimento local.

Segundo a Fecomércio-ES, no final de ano e o verão, as contratações estarão focadas no atendimento à demanda de uma época mais movimentada para o consumo, como o Natal e as férias escolares, podendo ser preenchidos mais de seis mil postos de trabalho.

Viagens curtas têm potencializado o turismo interno no Espírito Santo

Os indicadores das atividades turísticas no Espírito Santo revelam um crescimento significativo nos primeiros seis meses deste ano, acumulando um aumento de 5,2% em relação ao mesmo período de 2022. O Índice de Atividades Turísticas (Iatur) mais recente, divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) em agosto e referente a junho, aponta que esse desempenho posicionou o estado como o oitavo melhor resultado do país. Na análise comparativa entre junho e maio, observou-se uma leve queda de 1,2%. No entanto, em comparação com junho de 2022, registrou-se um expressivo aumento de 11,9%.

A Fecomércio destaca que o turismo está passando por ajustes em escala global, com uma clara intensificação do turismo local. Viagens mais curtas e ágeis têm potencializado a atividade no Espírito Santo, favorecido pela sua dimensão compacta e pela diversidade de opções do litoral até as montanhas.

Apesar do crescimento observado, a entidade salienta que o cenário atual reflete também a necessidade de adaptação e aprimoramento contínuo. A conjuntura favorável oferece oportunidades significativas, mas a manutenção desse crescimento exigirá estratégias sólidas e investimentos que promovam a evolução e a excelência da experiência turística no Espírito Santo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA