26 C
Vitória
quinta-feira, 11 agosto, 2022

ANTT aprova consulta sobre proposta de marco de transporte de ônibus

Aumento será baseado no IPCA e a nova resolução, com os valores da tabela, será publicada no Diário Oficial da União. Foto: Divulgação/ANTT

É a segunda proposta que vai à consulta pública sobre o tema, que divide empresas já consolidadas no setor e novas companhias

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou nesta última quinta-feira, 23, a abertura de consulta pública sobre a nova proposta do marco regulatório do transporte rodoviário de passageiros. O documento ficará disponível para contribuições do dia 8 de julho a 22 de agosto.

É a segunda proposta que vai à consulta pública nos últimos anos sobre o tema, que divide empresas já consolidadas no setor e novas companhias que tentam entrar no mercado. Em novembro do ano passado, seguindo posição do diretor-geral Rafael Vitale, a diretoria decidiu remeter novamente para análise técnica da ANTT o texto que já tinha passado por uma consulta pública.

Desde então, o Congresso aprovou uma nova lei que, apoiada por companhias já atuantes no setor, tem potencial de restringir a entrada de novas empresas no transporte rodoviário de passageiros. A proposta da ANTT que irá à consulta pública já considera essas alterações legais, sancionadas no início do ano. Apesar de a versão final da lei ser mais moderada que o projeto inicial elaborado por senadores ligados a empresas de ônibus, a nova legislação prevê um limite para o número de autorizações concedidas no setor em casos de inviabilidade operacional e econômica.

Com informações de Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade