23.8 C
Vitória
quarta-feira, 22 maio, 2024

Viana promete acabar com alagamentos em Marcílio de Noronha

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, apresentará um projeto que visa solucionar o problema de alagamentos na área do viaduto da BR 101

Por Kebim Tamanini

Os moradores e motoristas que transitam próximo à entrada do bairro Marcílio de Noronha, em Viana, no KM 298 da BR 101, tem enfrentado sérios transtornos a cada episódio de chuvas mais fortes. Alagamentos recorrentes, congestionamentos e perdas materiais têm sido uma realidade constante para os residentes e transeuntes da região. A Prefeitura de Viana promete encerrar com este problema em breve com a construção de um novo e moderno sistema de drenagem.

- Continua após a publicidade -

Trata-se do tunnel liner, uma tecnologia não-destrutiva para abertura de túneis, sem interferir na superfície, usado em milhares de obras no Brasil e no exterior. A prefeitura ainda garante que a obra não resultará em interrupções bruscas no tráfego.

O projeto está pronto e será entregue para apreciação e validação da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). O investimento para o sistema é de R$ 25 milhões. A expectativa inicial é que todo o processo seja concluído até o final deste ano.

O sistema de macrodrenagem vai captar as águas pluviais a partir do KM 298 da BR-101, em uma extensão total de aproximadamente 1,1 km, estendendo-se da Avenida Espírito Santo, onde está o Bradesco, passando por baixo da rodovia, com lançamento final no Rio Formate.

Prefeitura de Viana vai apresentar para a ANTT o projeto para construção do tunnel liner, que promete acabar com alagamentos na BR 101, na entrada de Marcílio de Noronha: Foto: Wasaki Engenharia, Prefeitura de Viana e Google Maps
Prefeitura de Viana vai apresentar para a ANTT o projeto para construção do tunnel liner, que promete acabar com alagamentos na BR 101, na entrada de Marcílio de Noronha: Foto: Wasaki, Prefeitura de Viana e Google Maps

Os alagamentos

Segundo a Prefeitura de Viana, parte destes problemas de alagamento na região da entrada da região de Marcílio de Noronha acontece por conta da construção do viaduto feita pela concessionária ECO 101, entregue em 2019. A administração municipal relata que a redes de drenagem original da via não têm sido capazes de lidar adequadamente com os efeitos climáticos que assolam a região, formando uma espécie de caixa d’água na via.

“As redes de drenagem que foram originalmente projetadas ficaram subdimensionadas e perderam sua capacidade de escoamento, por conta de um novo volume vindo desta ‘caixa d’água’ que se forma quando chove na BR, bem na marginal, onde está a entrada do bairro Marcilio de Noronha, em Viana, e na própria rodovia”, diz o órgão.

Prefeito de Viana apresentará um projeto que visa solucionar os problemas e estabelecerá uma parceria com o governo estadual
Prefeito de Viana, Wanderson Bueno. Foto: Jhonatan Blendon

A Prefeitura tem cobrado soluções para os problemas que ocorrem em uma via federal, envolvendo diversos órgãos estaduais e federais. “As redes de drenagem precisam ser redimensionadas e completamente substituídas para que continuem cumprindo sua função de maneira eficaz, já que não foram projetadas junto com a obra do viaduto”, enfatiza o prefeito de Viana, Wanderson Bueno.

É importante ressaltar que os impactos das chuvas não afetam apenas os moradores locais, mas também os motoristas que trafegam na região, considerando que a cidade é um importante polo logístico do Espírito Santo. Bueno reafirma o compromisso em conseguir entregar a obra após a liberação da ANTT.

“Não se pode admitir mais o transtorno que o alagamento causa a moradores, comerciantes e motoristas que seguem para todo o país via BR. O Brasil passa por aqui, somos a Capital da Logística e o desenvolvimento da cidade requer a segurança de ir e vir de todos. Não é só empenho que nos move, e sim perseverança de que vamos apresentar a solução, e recursos serão aprovados para sua execução, após licitação da obra. Esperamos que todos os processos ocorram até o final deste ano”, informou Wanderson Bueno.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA