26.5 C
Vitória
sexta-feira, 30 outubro, 2020

Cachoeiro de Itapemirim comemora aniversário; Mas não terá festa

Leia Também

Escritores capixabas ganham notoriedade no mercado literário

Novos formatos impulsionaram a publicação de autores iniciantes no mercado capixaba

Mercado bom pra cachorro!

Mercado pet foi o que mais cresceu, mesmo em meio a pandemia

Alimentação, o ramo que mais cresceu em 2020

Setor alimentício foi um dos que mais cresceram em 2020

Por conta da pandemia, não haverá celebração. Apesar disso, essa tradição de mais de 80 anos permanecerá como marca do município

Um município tradicional, que tem muita história para contar. Cachoeiro de Itapemirim comemora 151 anos nesta segunda-feira (29), entretanto não poderá celebrar com festa por conta da pandemia do novo coronavírus, que já fez muitas vítimas em todo o Estado.

A data de aniversário da cidade surgiu por conta do padroeiro São Pedro. Relatos históricos também dizem que a proximidade com as férias do meio do ano, facilitando a vinda de cachoeirenses que morassem fora da cidade, e o início do inverno, com clima mais propício à realização de atividades ao ar livre, também contribuíram para a escolha da data.

No período da Festa de Cachoeiro, são realizadas a Corrida de São Pedro, o Desfile Cívico Escolar, o Encontro dos Amigos da Praça Vermelha, o Baile de Gala e a programação de entretenimento no Parque de Exposições.

Também são concedidas comendas e honrarias a pessoas que marcaram a história da cidade. A principal delas, a de Cachoeirense Ausente Nº 1, foi concedida pela primeira vez em 1942, tendo como primeiro agraciado Heráclides Pereira Gonçalves. Em 1990, surgiu o título de Cachoeirense Presente Nº1 (concedido pela Câmara Municipal, que escolheu, este ano, o advogado, jornalista e professor José Paineiras Filho).

“Além da pandemia, tivemos este ano a maior enchente já registrada no município, causando estragos inclusive em equipamentos históricos, como o Centro Operário, que tradicionalmente recepciona o Cachoeirense Ausente. Vivemos um dos períodos mais desafiadores da história do município, mas vamos superar juntos para a cidade poder comemorar ano que vem. Para este ano, devemos celebrar a nossa própria saúde, permanecendo em casa”, destacou o prefeito Victor Coelho.

Comemorações on-line

Para não deixar a data passar em branco, a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Seme) incluiu nas atividades pedagógicas a história de Cachoeiro de Itapemirim para aulos da rede municipal, desde a pré-escola até os anos finais do ensino fundamental.

desfile cívico
Neste ano não haverá desfile cívico escolar em Cachoeiro de Itapemirim. – Foto: Divulgação / PMCI

A secretária municipal de Educação, Cristina Lens Bastos, disse que por conta da pandemia não haverá desfile cívico escolar, tradicional no município. “Nossa equipe pedagógica planejou atividades sobre Cachoeiro de Itapemirim, de acordo com a história e curiosidades da nossa cidade. Elas serão abordadas, mesmo que à distância, para que essa data tão significativa não fique esquecida”, contou.

Já a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) está dando apoio à realização, neste mês, de uma série de lives na página do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro no Instagram (@ihgcachoeiro).

Os últimos bate-papos on-line será realizada nesta segunda-feira (29), às 17h, com os respectivos temas: “Festejando a história dos primeiros artistas cachoeirenses”: “110 anos da Ponte de Ferro”: e “A fé ‘da freguesia de São Pedro das Caxoeiras do Itapemirim’”.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Novos horários de funcionamento de bares, shoppings e academias

Municípios classificados de 'Risco Baixo' para transmissão do coronavírus - como Vitória e Serra - comemoram a volta do horário normal de funcionametno do...

Hospital Materno Infantil: uma conquista da população da Serra

As instalações do Materno Infantil são modernas e prezam pela economia de energia e sustentabilidade. O prédio será todo automatizado

Mais de 150 propostas para a Serra. Entenda!

Segundo a Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplae), até a última terça-feira (28), foram recebidas 154 propostas. A audiência estará disponível até o dia 14 de agosto.

Mais recursos para atendimento a pessoas em situação de rua

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), a verba será doada pelo governo estadual, que repassará R$ 376,2 mil para a realização de ações em três meses.

População poderá opinar sobre projeto arquitetônico em Vila Velha

Estão previstas a construção de um centro de apoio aos visitantes com lojas, sede administrativa, salão, banheiros, depósitos, playground, estacionamento, entre outras melhorias.

Prefeitura de Guarapari prorroga isolamento social

A medida foi publicada no Diário Oficial Municipal. A restrição de circulação vai até o dia 30 de junho.

ES Brasil Digital

Capa ES Brasil 181
Continua após publicidade

Fique por dentro

Esse governo não vai aumentar os impostos, reitera Guedes

Ministro alegou que o imposto digital possibilitaria a desoneração da folha de salários para todos os setores

Ajuste fiscal passa por reformas que aumentam produtividade, diz Bruno Funchal

Funchal disse que o teto dos gastos já endereçou o primeiro problema estrutural da questão fiscal brasileira

Pet – Um mercado sem crise

Segmento cresce na mesma proporção que o amor dos tutores por seus "filhos" A gente ama, cuida e não vive sem. Sendo eles pequenos, peludinhos...

Governo revisará projeção de queda do PIB para 2020 em novembro, diz secretário

"Todos os indicadores de atividade mostram um forte recuperação em V da economia", afirmou Waldery

Vida Capixaba

AVC, prevenção é o melhor tratamento

Campanha lembra a importância da prevenção do AVC com a prática de exercícios físicos 

Semana Lixo zero promove ação em cidades capixabas

Ação tem como tema "Lixo Zero Inspira Minha Cidade” e acontece em mais de 100 cidades em todo país

Nova forma para recarga do CartãoGv

Acordo assinado essa semana entre as duas empresas, facilitou para quem é usuário do transporte público

A importância do demaquilante correto para sua pele

Farmacêutica explica passo a passo dessa rotina de beleza saudável e dá dicas de como escolher o demaquilante ideal para cada tipo de pele
Continua após publicidade