28.8 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Cachoeiro de Itapemirim comemora aniversário; Mas não terá festa

Por conta da pandemia, não haverá celebração. Apesar disso, essa tradição de mais de 80 anos permanecerá como marca do município

Um município tradicional, que tem muita história para contar. Cachoeiro de Itapemirim comemora 151 anos nesta segunda-feira (29), entretanto não poderá celebrar com festa por conta da pandemia do novo coronavírus, que já fez muitas vítimas em todo o Estado.

A data de aniversário da cidade surgiu por conta do padroeiro São Pedro. Relatos históricos também dizem que a proximidade com as férias do meio do ano, facilitando a vinda de cachoeirenses que morassem fora da cidade, e o início do inverno, com clima mais propício à realização de atividades ao ar livre, também contribuíram para a escolha da data.

- Continua após a publicidade -

No período da Festa de Cachoeiro, são realizadas a Corrida de São Pedro, o Desfile Cívico Escolar, o Encontro dos Amigos da Praça Vermelha, o Baile de Gala e a programação de entretenimento no Parque de Exposições.

Também são concedidas comendas e honrarias a pessoas que marcaram a história da cidade. A principal delas, a de Cachoeirense Ausente Nº 1, foi concedida pela primeira vez em 1942, tendo como primeiro agraciado Heráclides Pereira Gonçalves. Em 1990, surgiu o título de Cachoeirense Presente Nº1 (concedido pela Câmara Municipal, que escolheu, este ano, o advogado, jornalista e professor José Paineiras Filho).

“Além da pandemia, tivemos este ano a maior enchente já registrada no município, causando estragos inclusive em equipamentos históricos, como o Centro Operário, que tradicionalmente recepciona o Cachoeirense Ausente. Vivemos um dos períodos mais desafiadores da história do município, mas vamos superar juntos para a cidade poder comemorar ano que vem. Para este ano, devemos celebrar a nossa própria saúde, permanecendo em casa”, destacou o prefeito Victor Coelho.

Comemorações on-line

Para não deixar a data passar em branco, a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Seme) incluiu nas atividades pedagógicas a história de Cachoeiro de Itapemirim para aulos da rede municipal, desde a pré-escola até os anos finais do ensino fundamental.

desfile cívico
Neste ano não haverá desfile cívico escolar em Cachoeiro de Itapemirim. – Foto: Divulgação / PMCI

A secretária municipal de Educação, Cristina Lens Bastos, disse que por conta da pandemia não haverá desfile cívico escolar, tradicional no município. “Nossa equipe pedagógica planejou atividades sobre Cachoeiro de Itapemirim, de acordo com a história e curiosidades da nossa cidade. Elas serão abordadas, mesmo que à distância, para que essa data tão significativa não fique esquecida”, contou.

Já a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) está dando apoio à realização, neste mês, de uma série de lives na página do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro no Instagram (@ihgcachoeiro).

Os últimos bate-papos on-line será realizada nesta segunda-feira (29), às 17h, com os respectivos temas: “Festejando a história dos primeiros artistas cachoeirenses”: “110 anos da Ponte de Ferro”: e “A fé ‘da freguesia de São Pedro das Caxoeiras do Itapemirim’”.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA