André Garcia deixa a Sejus; Substituto é anunciado

0
129
Saída de Garcia foi comunicada na tarde desta quarta-feira pelo governador Renato Casagrande; Substituto já foi anunciado - Fotos: Arquivo Pessoal/Reprodução Web

Saída de Garcia foi comunicada na tarde desta quarta-feira pelo governador Renato Casagrande; Substituto já foi anunciado

Por Robson Maia

Na tarde desta quarta-feira (31) ,o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou a saída de André Garcia da Secretaria da Justiça do Espírito Santo (Sejus). Ele assumirá o cargo de secretário Nacional de Políticas Penais a convite do novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

- Continua após a publicidade -

O anúncio foi realizado nas redes sociais do gestor capixaba. Casagrande agradeceu os serviços de Garcia e destacou o trabalho realizado à frente da pasta capixaba nos últimos anos.

“André Garcia será o novo Secretário Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça. Seu trabalho na Sejus foi preponderante para a indicação a um posto de tamanha relevância. Parabéns e muito sucesso, Dr. André”, escreveu Casagrande em seu perfil no X (antigo Twitter).

O substituto de Garcia também foi anunciado no mesmo comunicado do governador. O policial federal Renato Pacheco, que atualmente ocupa a função de subsecretário da Sejus, assumirá a função.

Pacheco é graduado em Direito pela Universidade de Vila Velha, especialista em Direito Penal Econômico Europeu pela Universidade de Coimbra (Portugal) e em Inteligência de Segurança Pública pela Universidade de Vila Velha. Também é mestre em Políticas Públicas e Processo pela Faculdade de Campos, no Rio de Janeiro.

Entre os anos de 1994 e 2004, Pacheco esteve na Polícia Rodoviária Federal e, desde 2005, é agente de Polícia Federal, onde exerceu, entre outras funções, a de Oficial de Ligação da Polícia Federal na Guiana, de 2018 a 2020. Já atuou em todos os Estados do País e em mais de 40 países no desenvolvimento de investigações criminais.

Em janeiro de 2023, assumiu a Subsecretaria de Inteligência Prisional (Subip).