27.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Bolsonaro sobre eleições em Vitória: “Tenho certeza que vai ter um bom candidato aí”

Ex-presidente comentou fala de Malta sobre importância do PL possuir candidaturas nas eleições municipais; Bolsonaro comentou sobre Vitória

Por Robson Maia

Em uma das suas tradicionais lives nas redes sociais, o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), comentou sobre as eleições municipais que se aproximam. Em um determinado momento do discurso, o ex-chefe do Executivo nacional fez menção em relação a candidatura do seu partido na capital capixaba, projetando a expectativa de um bom nome na disputa pela cadeira do Executivo do município.

- Continua após a publicidade -

O trecho da mensagem de Bolsonaro chegou a ser “cortada” e republicada por diversos perfis ligados à direita no Espírito Santo. Durante sua fala, o ex-presidente expôs sua opinião sobre candidaturas do PL em todos os grandes centros políticos brasileiros. Em seguida, Bolsonaro recorre a uma fala do senador capixaba Magno Malta (PL-ES) sobre a necessidade do partido continuar se fortalecendo nas Eleições 2024.

“Isso ajuda [força política], logicamente, você lançando candidaturas à prefeituras. É como bate muito na tecla o nosso Magno Malta, senador do Espírito Santo: “tem que ter”, “tem que ter”. Magno, tem que ter, concordo 99% contigo”, disse o carioca.

Na sequência, Bolsonaro faz menção a candidatura do PL no município de Vitória e manda um recado em tom descontraído a Malta, que preside a legenda no estado.

“Tenho certeza que vai ter um bom candidato aí em Vitória, né?”, disse o ex-presidente.
Para a disputa da cadeira do Executivo da capital, o PL lançou como pré-candidato o deputado estadual Capitão Assumção. “Linha dura”, o parlamentar do Espírito Santo é visto como extremamente alinhado às ideologias bolsonaristas e um nome em potencial para explorar a boa base política que o ex-presidente possui na capital capixaba.

Nas disputas em 2022, Bolsonaro foi o candidato mais votado para a Presidência da República em Vitória. Ele recebeu 115.293 votos, o equivalente a 54,70% do total da cidade. Já Lula foi a escolha de 45,30% dos eleitores e recebeu 95.478 votos.

Contudo, as pesquisas eleitorais indicam Assumção correndo por fora no próximo pleito. No levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas, avaliando o cenário em que são considerados apenas os nomes que confirmaram a pré-candidatura, o atual prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos) aparece com 33,1%, à frente do ex-prefeito e atual deputado estadual João Coser (PT), que possui 20,4% das intenções de voto.

Distantes, aparecem o pré-candidato do PL, Capitão Assumção, com 11%, a deputada estadual Camila Valadão (Psol), com 9,2%, o ex-prefeito Luiz Paulo, com 9%, e Tyago Hoffmann, com apenas 1,4%. 9% declaram intenção de voto nulo, branco ou nenhum, enquanto 6,1% não soube responder.

Malta sobre mensagem de Bolsonaro: “Luta entre 13 e 22”

O senador capixaba Magno Malta foi um dos que publicaram o trecho da mensagem de Bolsonaro em suas redes sociais. Malta reafirmou a sua posição, citada pelo ex-presidente (“tem que ter”), a respeito da necessidade de candidaturas do PL para fortalecimento do partido e oposição aos grupos de esquerda.

Para Malta, em 2024 o país viverá uma luta entre o “13” (em referência ao Partido dos Trabalhadores) e o “22” (alusão ao PL).

“Acredito que é essencial para um partido conservador, como o PL, que tem uma presença significativa no país, apresentar seus candidatos. Essa ação é necessária para evitar a dispersão dos nossos eleitores, em vista das eleições futuras. Caso contrário, podemos acabar com prefeitos que não compartilham de nossas visões políticas, que nunca defenderam nossas ideias, e que certamente não apoiarão nossos candidatos, seja para deputado estadual ou federal, senador e, especialmente, para presidente. A luta política se delineará entre 13 e 22, onde nossas pautas conservadoras estarão no cerne. Todas as outras discussões serão secundárias. Por isso, insisto na necessidade de termos candidatos em todas as esferas”, disse o senador.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA