22.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

3ª alta do índice de confiança do empresário capixaba

A confiança do empresário capixaba em outubro registrou aumento de 0,7% com relação a setembro

Por Amanda Amaral

O índice de confiança do empresário capixaba aumenta pela terceira vez seguida. Em outubro de 2022, com o registro de 130,8 pontos, houve avanço de 0,7% com relação a setembro, quando foram registrados130,0 pontos, alta de +1,0% comparado a agosto.

- Continua após a publicidade -

Os dados são do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) calculado em Vitória pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

Na comparação com o outubro de 2022, o indicador registrou queda de 1,4%. O índice abaixo de 100 pontos indica percepção de pessimismo e acima de 100 (até o limite de 200 pontos) revela otimismo.

Segmentos em destaque

O bom desempenho do índice em outubro foi influenciado pelo avanço do subíndice que avalia as Condições Atuais da Economia, do Setor e da Empresa (ICAEC), que obteve alta de 2,3% frente ao mês anterior e marcou 115,0 pontos. Em relação ao ano passado, o subíndice caiu 3,0%.

As Condições de Investimentos (IIEC), com 121,9 pontos, e a Avaliação das Expectativas (IEEC) para os próximos meses, com 155,5 pontos, ficaram estáveis em relação ao mês anterior. Frente ao mesmo mês do ano passado, o primeiro caiu 3,1% e o segundo avançou 2,6%.

Fatores econômicos

Na avaliação da assessoria econômica da Fecomércio-ES, os empresários estão animados e com um incentivo a mais para movimentar as vendas na perspectiva de curto prazo, já que ao Natal e às festividades de final do ano somam-se a Copa do Mundo, que está acontecendo no Catar.

“Outros três fatores deverão contribuir para as vendas nesse período: a retomada do mercado de trabalho; a desaceleração da inflação; e os auxílios de renda pagos pelo governo”, acrescenta a análise da Federação.

A Fecomércio-ES ressalta ainda que, por outro lado, as incertezas sobre o longo prazo e os reflexos sobre a atividade econômica frearam as avaliações sobre os demais aspectos analisados na pesquisa.

“Nesse contexto, as avaliações dos subíndices relacionados às expectativas e aos investimentos para os próximos meses ficaram estáveis em relação ao mês anterior”, destaca o texto divulgado pela entidade.

No Brasil

O índice de confiança do empresário apurado para o Brasil avançou 0,7% em outubro com relação a setembro, passando a 129,7 pontos. Na comparação anual, a confiança do comerciante brasileiro ficou 8,8% maior. Após dois meses em queda o indicador brasileiro voltou a subir em outubro.

confiança do empresário capixaba
A Copa do Mundo é um estímulo para os empresários capixabas. Foto: Lucas Figueiredo|CBF|Direitos Reservados

Sobre o indicador

O ICEC mede a percepção dos empresários do comércio sobre a situação atual e futuro da economia, do setor e da empresa e a propensão a investir.

Os dados são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações para elaboração das análises estaduais. A amostra é de, no mínimo, 175 empresas comerciais localizadas em Vitória. O tratamento e a análise dos números coletados são feitos pela Gerência de Projetos da Fecomércio-ES, por meio da Assessoria Econômica.

Índice de confiança do empresário capixaba do comércio em 2022:

Agosto – 128,6

Setembro – 130,0

Outubro – 130,8

Fonte: Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

Com informações da Fecomércio-ES. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA