Os alimentos ajudam a ter noites de sonos mais tranquilas. Veja quais são eles
Dormir bem emagrece, sim. Mas além de boas noites de descanso, é preciso praticar atividades físicas e ter uma alimentação balanceada, para que o déficit calórico entre em ação e promova a queima de gordura corporal. Acontece que, melhorar a qualidade do sono pode potencializar os efeitos de uma rotina saudável.
É o que aponta um estudo publicado pelo periódico científico Journal of Pineal Research. A pesquisa indicou que a deficiência de melatonina – hormônio produzido pelo corpo para regular o sono – pode diminuir o metabolismo, gerar resistência à insulina e aumentar o apetite.
Além de apostar em hábitos saudáveis, praticar atividades físicas regularmente e manter um acompanhamento médico, uma alternativa é incluir alguns alimentos funcionais na dieta.
Segundo a nutricionista Aline Huguenin, do Grupo Prontobaby, existem ingredientes naturais que podem exercer funções diversas dentro do organismo humano. “Ajudam a proteger o sistema nervoso central e até mesmo a prevenir doenças como o Alzheimer”, conta a especialista. (Com informações de Terra)
Os alimentos que podem contribuir para noites de sono mais tranquilas:
- Leite e derivados – Fontes de triptofano, cálcio e magnésio, propiciam a produção de hormônios do sono – serotonina e melatonina.
- Cereja, banana e kiwi – favorecem a síntese de melatonina, e possui vitaminas e minerais.
- Grão de bico – Fonte de vitaminas que atuam na produção de hormônios relacionados ao bem-estar e melhor qualidade do sono.
- Camomila – Tem efeito relaxante, antioxidante e anti-inflamatório, reduzi o estresse e a ansiedade.
- Mel – Tem propriedade antioxidante, além de facilitar a produção de serotonina.
*Matéria publicada originalmente em 31 de outubro de 2021