Encontro organizado pela Comissão de Direitos Humanos do Legislativo debate políticas públicas para juventude capixaba
Por Robson Maia
A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (Ales) promove, nesta quarta-feira (27), uma audiência pública para discutir a elaboração de políticas públicas para a juventude capixaba. O objetivo do encontro, segundo o colegiado, é dar voz ao público jovem, sobretudo representantes das minorias, de lideranças e gestores públicos que atuam com esse público-alvo.
A reunião será realizada no Plenário Dirceu Cardoso, às 19 horas, com o tema “A Juventude Capixaba quer Viver”. A audiência acontece em alusão à Semana Estadual de Combate ao Extermínio de Jovens.
O encontro foi proposto pela presidente e vice-presidente do colegiado, as deputadas Camila Valadão (Psol) e Iriny Lopes (PT), respectivamente.
“Muito se diz que a juventude é o futuro do país, mas quais são as condições de construção desse futuro que estamos ofertando às nossas juventudes? O que temos visto é a população jovem vivendo uma realidade de constante violação de seus direitos”, explica Valadão.
Segundo a deputada do Psol, os dados publicados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública deste ano reforça a urgência de debater o assunto com base em dados.
“O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023 alertou que 83% dos mortos pela polícia em 2022 no Brasil eram negros, sendo 76% deles adolescentes e jovens com idades entre 12 e 29 anos”, aponta a presidente da Comissão de Direitos Humanos.
O evento contará com a apresentação de poesia performática na abertura. Participam da audiência a subsecretária da Secretaria Nacional de Juventude, Jessy Dayane; representando a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, o subsecretário da Juventude, Jiberlândio Miranda; o presidente do Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes) e presidente da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Estadual da Juventude (Cejuve), Filipe Lima; além de representantes das juventudes ligados ao movimento de pessoas com deficiência (PcD).