22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Ales promove audiência pública sobre políticas para juventude

Encontro organizado pela Comissão de Direitos Humanos do Legislativo debate políticas públicas para juventude capixaba

Por Robson Maia

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (Ales) promove, nesta quarta-feira (27), uma audiência pública para discutir a elaboração de políticas públicas para a juventude capixaba. O objetivo do encontro, segundo o colegiado, é dar voz ao público jovem, sobretudo representantes das minorias, de lideranças e gestores públicos que atuam com esse público-alvo.

- Continua após a publicidade -

A reunião será realizada no Plenário Dirceu Cardoso, às 19 horas, com o tema “A Juventude Capixaba quer Viver”. A audiência acontece em alusão à Semana Estadual de Combate ao Extermínio de Jovens.

O encontro foi proposto pela presidente e vice-presidente do colegiado, as deputadas Camila Valadão (Psol) e Iriny Lopes (PT), respectivamente.

“Muito se diz que a juventude é o futuro do país, mas quais são as condições de construção desse futuro que estamos ofertando às nossas juventudes? O que temos visto é a população jovem vivendo uma realidade de constante violação de seus direitos”, explica Valadão.

Segundo a deputada do Psol, os dados publicados no  Anuário Brasileiro de Segurança Pública deste ano reforça a urgência de debater o assunto com base em dados.

“O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023 alertou que 83% dos mortos pela polícia em 2022 no Brasil eram negros, sendo 76% deles adolescentes e jovens com idades entre 12 e 29 anos”, aponta a presidente da Comissão de Direitos Humanos.

O evento contará com a apresentação de poesia performática na abertura. Participam da audiência a subsecretária da Secretaria Nacional de Juventude, Jessy Dayane; representando a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, o subsecretário da Juventude, Jiberlândio Miranda; o presidente do Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes) e presidente da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Estadual da Juventude (Cejuve), Filipe Lima; além de representantes das juventudes ligados ao movimento de pessoas com deficiência (PcD).



Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA