23.9 C
Vitória
domingo, 28 novembro, 2021

Ales: Lei obriga apoio psicológico durante a pandemia

Com a Lei, o Estado terá que fornecer atendimento psicológico nas escolas e unidades de saúde

Por Josué de Oliveira

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Erick Musso, promulgou a Lei que garante nas escolas e unidades de saúde do Estado o acompanhamento psicológico para pacientes com emocional abalado durante o período pandemia.

A lei 11.380/2021 foi publicada no Diário do Poder Legislativo (DPL) desta quinta-feira (9) e foi apresentada pelo deputado Bruno Lamas (PSB).

De acordo com a lei, o Poder Público deve garantir o acesso à assistência em saúde mental, além do acolhimento, acompanhamento e tratamento psicológico e psiquiátrico específicos aos pacientes, alunos e seus familiares.

Para justificar seu projeto de lei, o deputado Bruno Lamas citou um estudo realizado nos Estados Unidos, no qual pesquisadores observaram os registros médicos de 69 milhões de pessoas, entre 20 de janeiro e 1º de agosto de 2020.

“Nos três meses após testar positivo para Covid-19, quase um em cada cinco dos recuperados (18%) recebeu um diagnóstico psiquiátrico, justificou.

A iniciativa foi promulgada pela Ales por não haver manifestação do governador Renato Casagrande dentro do prazo de 15 dias.

Nesses casos, a legislação considera o silêncio do chefe do Executivo como sanção, ou seja, concordância com a matéria, permitindo a promulgação pelo presidente do Parlamento.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade