22.1 C
Vitória
terça-feira, 30 abril, 2024

Aprenda a amar as coisas difíceis

Se uma meta não é difícil, ela provavelmente está abaixo de sua capacidade

Algumas metas são, de longe, mais difíceis do que imaginamos no primeiro momento. Chegamos a achar que são fáceis, mas quando tentamos percebemos que simplesmente não estamos nem perto de conseguir,

Algumas vezes precisamos fazer uma série de tentativas fracassadas para chegar a uma que funcione. E é deste jeito mesmo. Algumas coisas são, simplesmente, mais complicadas que outras.

- Continua após a publicidade -

Não devemos desistir só porque já tentamos 20 vezes. Muitas vezes tentamos e desistimos quando estamos faltando 10% mais para conseguir uma saída brilhante. Este acontecimento pode ser promissor ou irritantemente desencorajador.

Quando visamos apenas o resultado final, mas não temos tanta resistência às dificuldades, possivelmente chegaremos a desistir antes mesmo de chegarmos perto destes 10%. Mas quando resistimos à dificuldade inicial, mesmo que ela dure por muito tempo e aconteça muitas vezes, não somos capazes de desistir faltando tão pouco para atingir nosso objetivo.

Para metas mais difíceis é necessário encontrar um caminho que nos faça amar o processo. Quando temos amor envolvido em uma empreitada dificilmente desistiremos dela.

Criar um filho, por exemplo, pode ser extremamente difícil de desafiador, mas normalmente temos tanto amor envolvido que simplesmente não desistimos nunca. Mesmo que pareça que não estejamos conseguindo sucesso algum nesta missão. Simplesmente não desistimos.

es brasil_metas
Foto: Reprodução

Em alguns casos talvez precisemos de 1 milhão de tentativas, não necessariamente porque precisamos desta experiencia, mas porque simplesmente precisamos de muito treino para estar suficientemente fortes para a conquista. Veja os esportistas por exemplo. Um jogador de basquete tem, muitas vezes, duas chances de lance para definir um jogo, mas ele treina os mesmos lances durante 8 horas por dia. Ele simplesmente ama o lance, ama definir o jogo, mas ele também ama o treinamento em si.

O trabalho pode ser duro, mas é possível amá-lo ainda assim. Sempre somos capazes de encontrar motivação e amor no que fazemos e, quando encontramos este amor, parece mágica a forma como a coisa começa a funcionar.

Quando viramos esta chave passamos a amar o processo não apesar das dificuldades, mas por causa das dificuldades. Nos deparamos com algo complicado e simplesmente dizemos: “Eu amo este trabalho, porque ele me desafia e cada tentativa me torna mais forte”.

É impossível conquistar muito na vida quando não nos apaixonamos pelo processo, pela rotina do fazer e pela execução em si.

Precisamos parar de tentar fazer com que tudo na vida seja fácil. Precisamos aprender a cultivar a determinação e a tenacidade para conquistar nossas metas, principalmente porque elas são difíceis.

Precisamos nos apaixonar pelas coisas difíceis. Assim ganhamos complexidade de consciência e avançamos muito no conhecimento de nós mesmos, nos tornando pessoas mais capazes, maduras e evoluídas.

Se uma meta não é difícil, ela provavelmente está abaixo de sua capacidade.

Se aprendemos a amar a dificuldade, reduziremos a resistência a metas que estejam associadas ao trabalho duro e isto coloca mais opções dentro do nosso alcance.

Quando nomeamos uma meta como “muito difícil” é como se não desejássemos o desafio. Seria o mesmo que dizermos “Eu não estou pronto para ter este desejo agora, pois só quero fazer coisas mais fáceis”. Assim estagnamos nossa evolução.

Quando eliminamos nossa resistência às dificuldades e passamos a procura-las, e, ironicamente, percebemos que esta resistência era, na verdade, nosso único impedimento para alcançar aquelas metas que achávamos impossíveis antes.

Desbloqueie seu potencial, maximize, vá ao seu limite. Se a meta for difícil passe a amá-la ainda mais. Verá todos os seus muros se tornarem baixos um a um e se tornará a pessoa mais realizadora que já conheceu em sua vida.

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba