27.7 C
Vitória
terça-feira, 30 abril, 2024

Mestre Álvaro vai sediar Mundial de Corrida de Montanha (skyrunning)

O Mundial de Corrida de Montanha vai acontecer nos dias 15, 16 e 17 de abril deste ano 

Por Wesley Ribeiro 

Os capixabas que estão em busca de aventura e querem desafiar os próprios limites devem se preparar para abril deste ano. É que naquele mês o Mestre Álvaro será palco para os maiores e melhores atletas de trail running do Brasil e do mundo. Essa será a primeira vez que o Brasil vai sediar uma etapa do Mundial de Kilometro vertical.

- Continua após a publicidade -

O festival de esportes outdoor vai acontecer nos dias 15, 16 e 17 de abril. A competição vai acontecer no monte Mestre Álvaro, localizado no município da Serra, na Grande Vitória, que tem 833 metros de altitude, equivalente a um prédio de 277 andares.

O Mestre Álvaro é considerado uma das maiores elevações litorâneas da costa brasileira e abriga uma das últimas áreas de Mata Atlântica de altitude do Espírito Santo.

O VK ou Kilometro vertical consiste em subir a montanha da base ao topo no menor tempo possível. Vence quem faz o percurso de 4,8km com 1.000 metros de altimetria mais rápido.

O festival conta com quatro modalidades esportivas:

  • Skyrunning corrida de montanha (10km, 20km, 33km e 09km noturno)
  • Kilometro vertival 5km
  • Bike XCM (35km e 70km)
  • Cross Duathlon (2k corrida + 35k bike + 9k corrida)
  • Para quem não quiser competir, haverá a caminhada guiada.

No sábado, 16 de abril, haverá a etapa da seletiva da seleção brasileira de Skyrunning, com provas de 10km, 20km e 33km. Para os mais insanos haverá o desafio hard level (nível difícil), que consiste em fazer uma das distâncias durante o dia e depois fazer a prova noturna no mesmo dia.

esbrasil-mundial-corrida-montanha
Mundial de Corrida de Montanha (skyrunning) – Foto: Divulgação

Quem completa o desafio, ganha um atestado de insanidade e uma camisa exclusiva por sua conquista.

O Insanity Mountain Mestre Álvaro é considerado uma das provas mais difíceis do Brasil por conta da sua altimetria e distância.

Esta é a primeira e única prova no Brasil a ter a chancela ISF (International Skyrunning Federation), sendo a segunda etapa do Campeonato Mundial de Quilômetro Vertical.

De acordo com a organização do evento, o IMMA (Insanity Mountain Mestre Álvaro) é único evento do gênero no Estado com certificações nacionais e internacionais, o que coloca o Espírito Santo na rota dos principais eventos esportivos do Brasil.

Atletas confirmados 

Este será o quinto evento de corrida realizado no Mestre Álvaro e já atrai a atenção de atletas do Brasil e do mundo. Já há a confirmação de atletas da seleção brasileira de Skyrunning, de seis mais estados brasileiros, além de países como Argentina, Chile e Espanha. Entre os nomes confirmados estão Luciano Botelho, Ed Monteiro e Ligia de Souza.

As trilhas cruzam áreas da mata atlântica e passam por reservas particulares, mesclando single tracks, trilhas, pedras, raízes e trechos com rios e belas paisagens.

A arena será montada na área do Sítio Recanto Mestre Álvaro e contará com área de estacionamento, stand de venda de produtos do agronegócio fabricados por produtores rurais da região e artesanato. Para as crianças, será montada uma área kids.

O canal oficial de divulgação e informações sobre o evento é o Instagram @insanitymountain. Lá acontecem lives e você encontra o link para inscrições.

Mundial de Corrida de Montanha (skyrunning)

Quando: 15, 16 e 17 de março
Onde: Monte Mestre Álvaro, na Serra
Informações: @insanitymountain

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA