Nos últimos três meses de 2021, a média de agendamento de testes de Covid-19 foi de pouco mais de 6.600 contra 45.465 somente em janeiro deste ano
Por Wesley Ribeiro
Em janeiro deste ano, foram registrados 45.465 agendamentos de testes para detecção de Covid-19 no Portal de Serviços Digitais do Governo do Estado até a última segunda-feira, 31 de janeiro. O dado representa um aumento de 380%, quando comparado aos 9.457 agendamentos realizados no portal em dezembro do ano passado.
Os dados são da secretaria de Estado de Saúde (Sesa). Só nos últimos três meses de 2021, a média de agendamento foi de pouco mais de 6.600, uma vez que em novembro e outubro foram registrados 5.260 e 5.174 agendamentos, respectivamente.
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Atualmente, o estado conta com estoque de cerca de um milhão de testes de antígeno. Só em janeiro, a Sesa distribuiu 800 mil testes às regionais de saúde, municípios e pontos de atenção, assim como às parcerias com o público-privado.
A expectativa, segundo o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, é que novos pontos sejam abertos neste mês, ampliando a disponibilidade de testes contra a Covid-19 à população.
“A testagem é uma estratégia importante no enfrentamento à Covid-19, com a ampliação que temos realizado no início de 2022. Para o mês de fevereiro, queremos garantir à população capixaba a continuidade no cuidado”, disse.
Reblin atentou também aos dados relacionados à taxa de absenteísmo (ausência). Nos últimos 30 dias, o sistema registrou, aproximadamente, de 25% a 30% de absenteísmo, em especial na unidade do Hospital Estadual Doutor Jayme Santos Neves, onde há oferta diária de 1.200 testes.
“Orientamos que toda população que realiza o agendamento e, por acaso, não possa comparecer na data e horário agendados, que faça o cancelamento. Neste cenário de alta demanda, cancelar representa a oportunidade para que outra pessoa possa agendar o seu teste, além de auxiliar na organização do dia a dia das equipes de saúde que estão nos pontos de testagem”, frisou o subsecretário.
Melhorias no sistema para alta demanda
De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação, da Secretaria da Saúde, Márcio Merçon, setor responsável por manter a plataforma de agendamentos (https://agendamento.saude.es.gov.br/), o mês de janeiro também registrou um aumento estimado no número de acessos ao portal de, aproximadamente, 1.000%.
Diante da alta demanda, Merçon destacou o desenvolvimento de melhorias para atender à população.
“Tivemos um aumento exponencial tanto no número de acessos quanto no de agendamentos no Portal, o que causou registros de instabilidade. Com isso, passamos a incrementar a infraestrutura que suporta uma aplicação e também o desenvolvimento de melhorias no próprio sistema, de forma que ficasse mais otimizada e suportasse esta nova realidade”, informou o gerente.
Ainda segundo Merçon, após as melhorias já realizadas, a plataforma funciona sem intercorrências.