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sábado, 4 maio, 2024

Pesquisa afirma que 82% dos brasileiros decidem compras com base no atendimento

Confira as orientações do estudo para donos de estabelecimentos aprimorarem o atendimento ao cliente

Por Kebim Tamanini

Você sabia que hoje (15 de setembro) é o Dia do Cliente? Nos últimos anos, essa data ganhou destaque no Brasil e foi impulsionada pela criação da Semana do Brasil, na qual os comerciantes oferecem promoções para impulsionar a economia do país. Em 2022, na primeira quinzena de setembro, o comércio digital registrou um faturamento de R$ 5,8 bilhões, conforme apontado em um relatório da AlliN.

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É fundamental destacar que as empresas devem sempre se esforçar para aprimorar o atendimento prestado, a fim de garantir uma experiência satisfatória para os clientes. Uma pesquisa anual realizada pela Zendesk revelou que cerca de 82% dos consumidores brasileiros tomam suas decisões de compra com base na qualidade do atendimento que recebem.

Outros dados importantes destacados no estudo incluem o fato de que 61% dos clientes considerariam mudar para um concorrente após apenas uma experiência negativa, e esse número aumenta para 76% quando se trata de duas experiências negativas.

“No Dia do Cliente, destacamos a relação crucial entre empresas e consumidores. Esta data comemorativa, celebrada anualmente, enfatiza a importância de reconhecer e valorizar os clientes como pilares fundamentais das operações comerciais. Empresas de todos os setores aproveitam a ocasião para expressar sua gratidão, reafirmar seu compromisso com a qualidade e demonstrar apreço pelo valioso retorno dos clientes. É uma oportunidade de fortalecer laços e cultivar a confiança mútua”, esclarece o superintendente do Procon de Vila Velha, George Alves.

Confira as orientações do estudo para donos de estabelecimentos aprimorarem o atendimento ao cliente
O Dia do Cliente foi criado como estratégia de estreitamento de relacionamento entre as empresas e seus clientes. Foto: ES BRASIL

Dicas para um bom atendimento ao cliente

A pesquisa Zendesk também oferece algumas dicas para os empresários melhorarem o atendimento em seus empreendimentos e garantirem que os clientes tenham experiências positivas. Veja quais são:

  • Valorize cada cliente, independentemente do tamanho, para aumentar a fidelização.
  • Seja transparente ao definir expectativas em torno do produto para evitar decepções do cliente.
  • Ofereça um ambiente confortável em lojas físicas e digitais para aprimorar a qualidade do atendimento.
  • Adote um atendimento humanizado com linguagem clara, compreensível e empática.
  • Esteja sempre disponível em múltiplos canais e evite fazer o cliente esperar.
  • Mantenha registros organizados de todas as interações do cliente para um melhor atendimento.
  • Antecipe o contato e ofereça atendimento pós-venda para garantir a satisfação.
  • Estabeleça limites e seja honesto ao lidar com solicitações exageradas.
  • Desenvolva sua equipe de suporte com treinamentos e feedback.
  • Utilize tecnologia, como chatbots, para melhorar a qualidade do atendimento, especialmente com equipes reduzidas.

 

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