Confira as orientações do estudo para donos de estabelecimentos aprimorarem o atendimento ao cliente
Por Kebim Tamanini
Você sabia que hoje (15 de setembro) é o Dia do Cliente? Nos últimos anos, essa data ganhou destaque no Brasil e foi impulsionada pela criação da Semana do Brasil, na qual os comerciantes oferecem promoções para impulsionar a economia do país. Em 2022, na primeira quinzena de setembro, o comércio digital registrou um faturamento de R$ 5,8 bilhões, conforme apontado em um relatório da AlliN.
É fundamental destacar que as empresas devem sempre se esforçar para aprimorar o atendimento prestado, a fim de garantir uma experiência satisfatória para os clientes. Uma pesquisa anual realizada pela Zendesk revelou que cerca de 82% dos consumidores brasileiros tomam suas decisões de compra com base na qualidade do atendimento que recebem.
Outros dados importantes destacados no estudo incluem o fato de que 61% dos clientes considerariam mudar para um concorrente após apenas uma experiência negativa, e esse número aumenta para 76% quando se trata de duas experiências negativas.
- Especialista destaca bairros com maior potencial imobiliário em Vitória
- Vital terá mais de 1.000 agentes policiais para reforçar a segurança
“No Dia do Cliente, destacamos a relação crucial entre empresas e consumidores. Esta data comemorativa, celebrada anualmente, enfatiza a importância de reconhecer e valorizar os clientes como pilares fundamentais das operações comerciais. Empresas de todos os setores aproveitam a ocasião para expressar sua gratidão, reafirmar seu compromisso com a qualidade e demonstrar apreço pelo valioso retorno dos clientes. É uma oportunidade de fortalecer laços e cultivar a confiança mútua”, esclarece o superintendente do Procon de Vila Velha, George Alves.
Dicas para um bom atendimento ao cliente
A pesquisa Zendesk também oferece algumas dicas para os empresários melhorarem o atendimento em seus empreendimentos e garantirem que os clientes tenham experiências positivas. Veja quais são:
- Valorize cada cliente, independentemente do tamanho, para aumentar a fidelização.
- Seja transparente ao definir expectativas em torno do produto para evitar decepções do cliente.
- Ofereça um ambiente confortável em lojas físicas e digitais para aprimorar a qualidade do atendimento.
- Adote um atendimento humanizado com linguagem clara, compreensível e empática.
- Esteja sempre disponível em múltiplos canais e evite fazer o cliente esperar.
- Mantenha registros organizados de todas as interações do cliente para um melhor atendimento.
- Antecipe o contato e ofereça atendimento pós-venda para garantir a satisfação.
- Estabeleça limites e seja honesto ao lidar com solicitações exageradas.
- Desenvolva sua equipe de suporte com treinamentos e feedback.
- Utilize tecnologia, como chatbots, para melhorar a qualidade do atendimento, especialmente com equipes reduzidas.