21.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

5 dicas para economizar na Black Friday e o dinheiro render

Especialista na XP-ES, João Vilarinho dá 5 dicas para economizar e criar reserva para investimentos

Por Amanda Amaral

Existem 5 dicas para economizar que podem te ajudar a poupar dinheiro e ainda de quebra fazer sua grana render mais após a Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (25). Com diagnóstico das finanças pessoais e planejamento, é possível aproveitar as ofertas sem se endividar e ainda direcionar melhor seus recursos.

- Continua após a publicidade -

A Black Friday, realizada toda quarta sexta-feira do mês de novembro, é comum nos Estados Unidos e está se popularizando no Brasil. A ação consiste em atrair os consumidores por meio de preços baixos e promoções.

Controle financeiro

Apesar de parecer uma oportunidade para economizar, muita gente mete os pés pelas mãos por não realizar um planejamento antes de ir às compras. O especialista em investimento da XP-ES, João Paulo Villarinho reforça a importância de se observar o excesso de ofertas relacionadas à data e privilegiar a reserva para investimentos.

“Se a pessoa não faz um controle financeiro, tem a tendência de se perder com as contas. Direcionar recursos para investimentos é olhar para o futuro. Por isso, é preciso estar atento ao excesso de ofertas e às verdadeiras necessidades. Cuidado ao sair gastando sem precisar, principalmente no fim de ano”, alerta.

Priorizar os investimentos

Algumas estratégias ajudam a priorizar os investimentos, mesmo na época da Black Friday. Uma delas é conhecer a própria situação financeira e manter a organização do orçamento.
“A regra primordial é saber se o gasto pode ou não ser feito, se a compra está sendo feita porque realmente é necessária ou só porque o item está barato. Essa análise evita gastos desnecessários e direciona os recursos para investimentos”, explica João Paulo.

Se depois de avaliar as contas o consumidor entender que o orçamento permite fazer compras na Black Friday, a próxima dica é estabelecer um limite de quanto gastar. “Para determinar os gastos, é recomendado considerar as reservas financeiras e também o limite do cartão de crédito disponível para compras, sem esquecer de contabilizar parcelas em aberto referentes a compras passadas”, orienta o especialista.

5 dicas para economizar
Para o assessor de investimentos, João Villarinho, a regra primordial é saber se o gasto pode ou não ser feito. Foto:: Divulgação

Planejamento e segurança

Outra alternativa para manter o equilíbrio das finanças é fazer um planejamento com antecedência. Uma lista de necessidades e desejos, e pesquisas de preços, por exemplo, ajudam o consumidor a não exagerar nos gastos. Para João Paulo, “colocar ordem nas prioridades ajuda a eliminar o que não é de fato necessário. Mesmo que o item saia barato pelos descontos, pode sair caro, pois esse dinheiro poderia estar rendendo e o seu patrimônio estaria aumentando”.

Checar a reputação do vendedor é um detalhe adicional para fugir de fraudes que implicam em prejuízos, especialmente em ambientes virtuais. Em uma compra online, vale avaliar se o site tem certificado de segurança, se há informações contraditórias e mal escritas ou se as ofertas estão com preços absurdamente baixos.

Sobre a XP

Fundada em 2001, a XP é uma assessoria de investimentos, que faz parte da XP Inc., uma das maiores plataformas de investimentos do Brasil, dona das marcas XP, Rico, Clear, entre outras. A XP Inc. tem mais de 3,8 milhões de clientes ativos e R$ 925 bilhões de ativos de clientes.

Confira as dicas para economizar na Black Friday e fazer o dinheiro render:

1) Conheça sua situação financeira: antes de decidir o que comprar, ou se vai mesmo comprar algo na Black Friday, faça um diagnóstico das finanças. Caso sua situação esteja confortável, pode ser o momento de comprar alguns itens importantes.

2) Defina um limite de gastos: Caso tenha identificado após análise do orçamento que algum gasto é possível, a segunda dica é estabelecer um limite de quanto pode gastar.

3) Faça uma lista do que pretende comprar: coloque no papel tudo o que está precisando ou que está na lista de desejos. Depois, estabeleça uma ordem de prioridades e vá eliminando o que não é de fato necessário. Evite impulsos.

4) Pesquise com antecedência: para conseguir bons preços a dica é pesquisar os produtos e serviços com antecedência para conhecer qual é o preço justo. Há sites que mostram o histórico do preço dos produtos ao longo do tempo.

5) Cuidado com fraudes: os fraudadores aproveitam o grande fluxo de compradores, principalmente no e-commerce, para cometer crimes. Procure avaliações em redes sociais para ver se os clientes estão satisfeitos com os serviços ou produtos oferecidos. Se a reputação não for boa, ligue o sinal de alerta.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA