- Continua após a publicidade -

300 biodigestores são entregues em municípios do Sul do ES

Os biodigestores são sistemas autossustentáveis de tratamento de esgoto domiciliar rural que promovem equilíbrio ambiental, saúde e bem-estar das pessoas

Por Wesley Ribeiro 

Ao todo, foram entregues 300 biodigestores e máquinas pesadas para os municípios de Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim e Muqui, no Sul do estado. Os equipamentos serão destinados a ações de saneamento rural e à inserção de práticas mecânicas que proporcionam a infiltração da água no solo.

Na região, são os primeiros beneficiários do Programa Estadual de Conservação e Revitalização de Bacias Hidrográficas (Probacias), segundo o Governo do Estado. Biodigestores são sistemas autossustentáveis de tratamento de esgoto domiciliar rural que promovem equilíbrio ambiental, saúde e bem-estar das pessoas, ao coletarem e tratarem, individualmente, até 600 litros de esgoto doméstico por dia.

- Continua após a publicidade -

Os equipamentos foram adquiridos pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) para serem instalados em propriedades rurais das microbacias dos córregos Vargem Grande – Richmond e Rio Novo – Guiomar, em Vargem Alta.

Maquinário

esbrasil-maquinario-pesado-vargem-alto
Maquinário pesado recebido pelo município de Vargem Alta – Foto: Divulgação/Secom

O município de Vargem Alta também recebeu uma escavadeira hidráulica, um caminhão truck basculante e uma motoniveladora, que serão utilizadas para promover a conservação de água e solo por meio da abertura de caixas secas, terraços (“cochinhos”), cordões e bacias de infiltração (barraginhas).

“Com as máquinas trabalhando e os biodigestores em funcionamento, o resultado é quase imediato na vazão e na qualidade dos rios. Com as barraginhas e caixas secas, incentivamos a absorção de água, evitando o assoreamento. Com os biodigestores, conseguimos tratar até 22 toneladas de matéria orgânica por ano, considerando o efluente gerado por pelas comunidades que o Probacias atende”, explicou o diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert.

Leia Mais

Mata Atlântica é tema de semana cultural em...
Projeto capixaba incentiva o uso de biodigestores em...
Roberto Carlos comemora aniversário com show no ES
“O Cais das Artes é muito mais que...
Edição 229
Totens de segurança chegam ao interior do ES;...
Café do ES cruza o Atlântico e chega...
BR-101: trecho duplicado é inaugurado e obras avançam...
Reserva Kaetés: Mata Atlântica preservada no sul do...
COPs discutem saída dos combustíveis fósseis e desmatamento

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

- Publicidade -

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -