Arena Multiuso: Audiência Pública acontece no dia 23 de fevereiro

0
381
A concessão prevê a exploração da área com projetos associados como a construção de um hotel e espaços comerciais. Foto: Secom/Governo do Estado

O antigo Pavilhão de Carapina será privatizado e o Governo do Estado vai ouvir a população durante audiência pública

A Arena Multiuso, antigo Pavilhão de Carapina, na Serra será concedida à iniciativa privada. No dia 23 de fevereiro, das 19h às 21h, será realizada uma audiência pública sobre o assunto.

A Secretaria de Estado do Turismo informou que a concessão será destinada especificamente para a modernização, exploração, gestão, planejamento, operação, manutenção e promoção do local.

- Continua após a publicidade -

Modelo de Concessão

A iniciativa prevê a exploração da área com projetos associados, como, por exemplo, a construção de um hotel, espaços comerciais, ou outro, não conflitando com o objeto da concessão.

Também possibilita a participação em consórcio, permitindo que empresários se associem para gerir o local, além do uso de um sistema de mensuração que permitirá a avaliação de desempenho durante a gestão.

A concessão da Arena Muliuso vai ser pelo período de 30 anos. O investimento previsto é de R$ 21.893.192,90 e o valor do contrato de R$ 139.041.726,00.

Formato On-line

Devido à pandemia o evento será on-line e transmitido pelo canal da Setur no YouTube. Os interessados poderão enviar perguntas pelo chat do canal ou por e-mail durante a realização da audiência.

As contribuições por escrito durante a sessão virtual serão realizadas por meio da plataforma, com nome completo e e-mail do autor. Quem tiver interesse em fazer manifestação oral precisa enviar solicitação prévia até 01 hora antes do início da audiência via e-mail [email protected].

É preciso informar nome completo, endereço de e-mail válido e nome da empresa ou entidade que representa, para que possa ser enviado ao interessado, link de acesso à sala de reunião via plataforma Zoom.

Turismo Capixaba

A secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, destaca a importância deste momento de diálogo. “Esta é mais uma etapa do processo de concessão oportunizando aos interessados saberem detalhes da proposta e também se manifestarem a respeito do modelo proposto. Este espaço abriga os principais eventos do Estado e é responsável por movimentar toda a cadeia turística, sendo uma ferramenta importante de desenvolvimento para o turismo capixaba”, disse.

A secretária destaca ainda que: “A proposta do Estado inova no controle social por meio de avaliação da gestão da futura concessionária, por meio de um sistema de mensuração de desempenho. Além disso, oportuniza a utilização do local para projetos associados que permitem o desenvolvimento de alternativas de negócios na área do pavilhão, tornando o modelo ainda mais atrativo aos investidores”.

Grandes Eventos

Já o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, ressaltou que o programa Parcerias ES tem o objetivo de garantir a melhoria da gestão e a qualidade dos serviços prestados aos capixabas.

Arena Multiuso: Audiência Pública acontece no dia 23 de fevereiro
A arena é responsável por movimentar toda a cadeia turística, segundo Lenise Loureiro. Foto: Divulgação/Setur

“A concessão da Arena Multiuso, antigo Pavilhão de Carapina, é um projeto importante para os capixabas, pois tem o objetivo de promover a modernização, gestão e promoção do local, que é referência para o segmento de grandes eventos no Estado. A iniciativa terá impacto na economia regional ao atrair eventos de maior porte, estimular a criação de oportunidades na cadeia de prestação de serviços, fornecedores e mão de obra local”, pontuou.

Arena Multiuso

O Parque Estadual Agropecuário Floriano Varejão, conhecido como Pavilhão de Carapina, está situado na Rodovia do Contorno BR-101, na Serra, e caracteriza-se como principal centro de eventos do Estado do Espírito Santo.

Em uma área de cerca de 109.000 metros quadrados, estão distribuídos, em vários ambientes, pavilhões e estruturas de apoio, além de espaço para estacionamento e áreas arborizadas, com infraestrutura física de instalações para atender a diversos eventos.

O Governo do Espírito Santo assumiu a gestão do Parque Estadual Agropecuário Floriano Varejão em dezembro de 2018, por meio do Decreto nº 4.318-R. Com isso, a administração do local passou a ser de responsabilidade da Secretaria de Turismo, tendo como compromisso a manutenção da agenda de eventos consolidada e programada para ocorrer a partir de 2019, além de prospectar e atrair novos eventos.