25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Vacina da Dengue: quais os públicos que não podem ser imunizados

Eficiência da Qdenga supera os 95% e foi testada por mais de quatro anos

Por Kebim Tamanini

Nos últimos dias, o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a implementar a vacina Qdenga no sistema público de saúde. A fabricante do imunizante, Takeda Pharma, conduziu testes em mais de 28 mil voluntários ao longo de mais de quatro anos, alcançando uma eficácia de até 95%. Contudo, determinados grupos, como gestantes, não poderão receber a vacina.

- Continua após a publicidade -

De acordo com a bula da Qdenga, a principal orientação é que gestantes, lactantes, mulheres em período de amamentação e pessoas imunocomprometidas, incluindo aquelas com HIV, transplantadas ou em tratamento de câncer, não devem ser imunizadas.

“A tecnologia específica da vacina não é compatível com pacientes que têm sistemas imunológicos comprometidos, justificando assim as restrições. Nestes casos, é importante uma avaliação médica, pois a decisão sobre a vacinação deve levar em consideração as condições específicas de cada paciente”, esclarece o subsecretário de Vigilância em Saúde do Espírito Santo, Orlei Cardoso, em entrevista exclusiva ao portal ES BRASIL.

Eficiência da Qdenga supera os 95% e foi testada por mais de quatro anos
Organização Mundial da Saúde indica vacina Qdenga produzida por farmacêutica japonesa para imunização de crianças e adolescentes no Brasil. Foto: Studio Romantic/Shutterstock

Embora a dengue afete principalmente crianças pequenas e idosos, a Qdenga é recomendada para quem tem mais de quatro anos e adultos com até 60 anos. Importante ressaltar que podem receber a vacina tanto aqueles que já tiveram dengue quanto os que nunca foram infectados.

Sobre os efeitos colaterais, os voluntários de fase de testes relataram dor no local da injeção, dor de cabeça, dor muscular, vermelhidão no local da injeção, mal-estar, fraqueza e febre. O estudo mostrou que essas reações são menos comuns após a aplicação da segunda dose da Qdenga.

Outras arboviroses

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim) informou que a vacina Qdenga é destinada exclusivamente à proteção contra a dengue e que a população compreenda que esse imunizante não oferece proteção contra outras arboviroses, tais como zika, chikungunya e febre amarela.

Chegou a vacina

No último sábado (13), o Brasil recebeu um carregamento de 750 mil doses da vacina contra a dengue, conhecida como Qdenga. Contudo, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), somente o Espírito Santo tem na lista de prioridade, 246.651 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Dados este que revelam que nem todos serão imunizados imediatamente.

Subsecretário da Sesa informa que a Qdenga será disponibilizada inicialmente apenas para os jovens

Ministério da Saúde não divulgou quando enviará a vacina para os estados. Foto: Reprodução

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a expectativa é que outras 570 mil unidades cheguem até fevereiro. Vale ressaltar que esses 1,27 milhões de imunizantes foram doados pela fabricante, a empresa Takeda e que o governo brasileiro conseguiu a contratação até o momento de mais 5,2 milhões de doses que serão entregues pela empresa japonesa até novembro deste ano.

Cardoso revelou que o público prioritário foi definido pelo Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). “Em consenso ficou definido a faixa etária de 10 a 14 anos ser os primeiros a serem imunizados”, pontuou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA