27.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

ES registra pela 5ª semana seguida aumento de casos de dengue

Somente em 2024, já foram mais de 12 mil pessoas infectadas

Por Kebim Tamanini

O Espírito Santo enfrenta um aumento alarmante de casos de dengue neste início de ano. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quinta-feira (8), já foram registrados 12.801 casos da doença até a quinta semana de 2024, além de uma morte confirmada em todo o estado. O que chama ainda mais atenção é o crescimento contínuo desses números semana após semana.

- Continua após a publicidade -

Com uma incidência de 314,98 casos por 100 mil habitantes na semana epidemiológica, o estado alcançou um nível alto no indicador de alerta para o Ministério da Saúde. Esse aumento exponencial preocupa as autoridades de saúde, que temem uma escalada ainda maior da doença.

Para entender melhor a evolução dos casos, confira na tabela abaixo os números das últimas cinco semanas:

WordPress Tables Plugin

Enquanto isso, em nível nacional, o Brasil já contabiliza 392.724 casos de dengue apenas neste ano, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O aumento expressivo de casos em diversas regiões do país levou ao decreto de situação de emergência em saúde pública em pelo menos quatro estados – Acre, Minas Gerais, Goiás –, além do Distrito Federal.

Estima-se que o Brasil possa ultrapassar a marca de 4,1 milhões de casos em 2024.
Diante desse cenário preocupante, a Sesa foi procurada para comentar sobre a possibilidade de decreto de emergência no Espírito Santo, mas ainda não se pronunciou. Assim que o órgão se manifestar, a matéria será atualizada.

Em um pronunciamento recente, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez um apelo à população para adotar medidas de prevenção contra a dengue, especialmente dentro de casa. Segundo a ministra, 75% dos focos do mosquito transmissor da doença estão localizados em residências. O apelo é para que todos se unam no combate ao vetor da doença, evitando criadouros e adotando medidas preventivas.

Municípios em alerta

A Sesa revelou que atualmente, no radar de alerta alto, estão os municípios de Água Doce do Norte, Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Apiacá, João Neiva, Barra de São Francisco, Sooretama, Jaguaré, Nova Venécia, Linhares, São Domingos do Norte, Ponto Belo, São Gabriel da Palha, Santa Leopoldina, Pancas, Aracruz, Alegre, Muqui, São Mateus, Bom Jesus do Norte, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul, Jerônimo Monteiro, Domingos Martins e Vitória.

A pasta utiliza critérios específicos do Ministério da Saúde, que são: incidência alta, incidência média e incidência baixa, para orientar suas ações no combate à dengue.

WordPress Tables Plugin

Vacina

A vacina Qdenga chegou ao Brasil no final de janeiro, e o Ministério da Saúde anunciou que 20 municípios capixabas receberão as primeiras doses do imunizante nesta primeira etapa até o início de fevereiro. Até o momento, as cidades ainda não receberam o imunizante.

As cidades que irão realizar as primeiras aplicações das vacinas, de acordo com o público-alvo (10 a 14 anos), são: Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Guarapari, Afonso Cláudio, Viana, Laranja da Terra, Fundão, Itaguaçu, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Ibatiba, Brejetuba, Marechal Floriano, Conceição do Castelo e Itarana.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA